Menu

07 de outubro de 2018: dia de exercer a cidadania

07/10/2018 às 06:12
Tempo de leitura
2 min

Ser cidadão implica direitos e deveres. Como todos têm um papel a desempenhar, devemos usar em cada eleição o direito de votar que adquirimos e que podemos colocar em prática.

O direito ao voto permite aos cidadãos participar na escolha dos seus representantes nas eleições municipais e nacionais. Todo cidadão tem o direito de votar, independentemente de gênero, condição social, origem, religião ou opinião política.

Ser cidadão é informar e informar-se, porque não pode haver liberdade sem consciência e a consciência cidadã é forjada com reflexão. Ser cidadão é ousar perguntar “por que?” e ousar responder “não” quando isso serve ao interesse geral. É exigir que o trabalho para o qual os políticos foram eleitos seja dirigido ao bem-estar de todos. Ser cidadão é ser o agente da democracia através de ações e fundamentos, é apontar as disfunções dos políticos e, por qualquer meio, forçar estes a tomar o caminho para o qual ele foi eleito. Ser cidadão é pensar no coletivo, porque as necessidades do outro hoje podem ser nossas amanhã.

Hoje é dia de exercer a cidadania! Na verdade, a cidadania é exercida diariamente. Contudo, hoje é um dia especial, porque podemos exercer o nosso poder de cidadão através do voto.

Nosso voto decide sobre o nosso futuro econômico, ideológico, cultural e ético. Nosso voto define a nossa segurança e nossa educação nos anos seguintes. Nosso voto pode mudar o futuro. Diante disso, não votar é abrir mão do futuro; Votar com irresponsabilidade é demonstrar total falta de interesse com o futuro.

Votar com consciência é analisar os candidatos que iremos votar e também suas propostas. Votar com consciência é comprometer-se a participar ativamente do pós-eleição, acompanhando seus candidatos e cobrando para que ele exerça as funções do cargo que foi eleito.

O Mais Minas deseja a todos, no dia de hoje, um bom voto!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:28