Menu

10 Filmes com histórias inspiradoras para comemorar o Dia da Mulher

08/03/2019 às 14:39
Tempo de leitura
3 min

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todos os anos em 8 de março.  A data  trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotada pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países, assim como o Brasil.

Para comemorar e, além disso,  estimular a reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, preparamos uma lista com 10 filmes, nos mais diversos estilos, repletos de histórias inspiradoras que mostram a importância da mulher e da equidade entre homens e mulheres.

Confira!

 

As Sufragistas (2015)

O filme conta sobre o movimento de mulheres do início do século XX na Inglaterra, pelo direito do voto, além de outras reivindicações.

 

Estrelas Além do Tempo (2016)

Enquanto os EUA e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial, na NASA um grupo de funcionárias negras é obrigado a trabalhar em um lugar separado dos demais.

 

A Cor Púrpura (1985)

A juventude de Celie foi marcada pela violência que sofria do pai e a gravidez precoce. Agora ela vive a dor da separação dos filhos e a forma desumana pela qual é tratada pelo marido.

 

Histórias Cruzadas (2011)

Skeeter, uma jornalista iniciante, com ajuda das empregadas domésticas Aibileen e Minny, expõe o preconceito racial que a classe sofre no Mississipi, durante os anos 60.

 

Frida (2002)

No filme, a vida dramática da pintora mexicana Frida Kahlo é retratada, sobretudo a aspectos que envolvem o casamento com Diego Rivera, o caso com o comunista Leon Trostky e a força da sua luta política.

 

Olga (2004)

Olga, uma jovem judia alemã e ativista do comunismo é forçada a fugir para a União Soviética, onde recebe treinamento de guerrilha. Lá conhece Luís Carlos Prestes, que viria a se tornar seu marido.

 

Que Horas Ela Volta (2015)

O filme é protagonizado por mulheres e aborda um tema bem complicado: o trabalho doméstico baseado na exploração. A produção discute ainda a emancipação feminina e a desigualdade entre as mulheres.

 

Malala (2015)

Aos 15 anos, Malala Yousafzai morava no Paquistão quando sofreu uma tentativa de assassinato por uma milícia. O motivo foi seu ativismo em favor da educação de mulheres. Em 2014 Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

 

Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

Frozen é um dos maiores fenômenos dos filmes infantis dos últimos anos. Nele vemos duas princesas que sofrem com vários problemas pelos quais outras meninas também passam: a autoaceitação  e a busca pelo pretendente ideal.

 

Valente (2012)

A jovem princesa Mérida sofre a pressão de sua família que deseja que a princesa seja uma sucessora perfeita. Para isso, uma competição é organizada para que outros príncipes lutem pela mão da jovem.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:54