Menu

18 de julho, Dia Internacional de Nelson Mandela

18/07/2019 às 21:15
Tempo de leitura
2 min

Nelson Mandela foi um homem corajoso. Ele viveu de 1918 a 2013. Ele passou 27 anos na prisão porque lutou contra o apartheid em sua África do Sul natal.

Apartheid significa segregação ou separação racial. Apenas pessoas com pele branca tinham o poder. Eles oprimiam as pessoas com pele negra.

Os negros tinham pouco acesso à educação, permaneciam pobres. Eles tiveram que viver em suas próprias áreas residenciais, não foram autorizados a entrar em parques, até mesmo os banheiros públicos foram separados. Por incrível que pareça, os negros eram proibidos de passar na mesma escada que os brancos.

Nelson Mandela achou tudo isso injusto e se defendeu e defendeu os negros. É por isso que os brancos o jogaram na cadeia. No entanto, Mandela nunca desistiu de sua resistência.

Na década de 1990, ele teve sucesso – o apartheid foi abolido porque as críticas estavam ficando mais altas. Mandela então se tornou presidente da África do Sul e fez campanha para que brancos e negros se reconciliassem.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo, 18 de julho de 1918, no clã Madiba, de etnia xhosa, no pequeno vilarejo de Mvezo, na região do Transkei, e morreu em 5 de dezembro de 2013, em Houghton, Johanesburgo, África do Sul.

Se ele ainda estivesse vivo, hoje ele teria 101 anos de idade. Para muitas pessoas na África do Sul, essa é uma das razões para celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela. Outros dizem que Mandela também cometeu erros. Mesmo depois do fim do apartheid, muitos sul-africanos negros vivem na pobreza.

 

18 de Julho

A Assembleia-Geral da ONU decidiu reconhecer a contribuição de Mandela para a cultura da paz e da liberdade e também na resolução de conflitos, relações entre raças, promoção e proteção dos direitos humanos e declarou, em dezembro de 2009, o dia 18 de julho como “Dia Internacional Nelson Mandela”. O espírito deste dia internacional consiste em dedicar 67 minutos a ajudar os outros.

“O Dia Mandela é uma chamada para a ação para que as pessoas em toda a parte assumam a sua parte de responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, com um pequeno passo de cada vez, seguindo o exemplo inspirador de Mandela.”, declarou a ONU.

COMENTÁRIOS