The news is by your side.

20º FESTCURTASBH começa nesta sexta (10) com programação extensa e gratuita

Cineasta ganesa-americana Akosua Adoma Owusu é um dos nomes confirmados para a noite de abertura que contará com a exibição de três curtas-metragens e show da “Bala da Palavra”

A Fundação Clóvis Salgado dará início a partir de amanhã, 10 de agosto, à extensa e gratuita programação da 20ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH.

A abertura acontece às 20 horas, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) com as exibições dos curtas: “Travessia” (Crossing. Safira Moreira. Rio de Janeiro, 2017, 5′); “Me Broni BA” (My White Baby/Meu Bebê Branco. Akosua Adoma Owusu. Gana, 2009,22′) e “Selbé Et Tant D’Autres” (Selbé e Tantas Outras. Safi Faye. Senegal, 1983/2017, 30′).

Nomes como da cineasta ganesa-americana Akosua Adoma Owusu, que está com uma mostra especial no festival, e de Heitor Augusto, crítico de cinema especializado na produção negra e responsável pela curadoria de cinco programas dentro da mostra “Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada”, já estão confirmados. Também prestigiam a abertura, Janaína Oliveira, pesquisadora, professora do IFRJ, fundadora e coordenadora do Ficine- Fórum Itinerante do Cinema Negro; os mineiros e participantes da Competitiva Minas, Camila Christian Quintana, do curta “Enrolado na Raiz”; Augusto Brasil, do curta “Maravilhosa” e Leonardo Amaral, de “A Chinesa de Riad”.

Para animar ainda mais o primeiro dia de FESTCURTAS, o jardim interno do Palácio das Artes será palco, a partir das 22h30, do show da banda “Bala da Palavra”. Unindo tambores, melodias e rimas, o grupo propõe um mergulho na alma da música popular brasileira. A apresentação traz releituras de grandes mestres da MPB como João Bosco, Chico Buarque, Milton Nascimento, Clementina de Jesus, Caetano Veloso, Marku Ribas, entre outros. Entre o rap, o baião, o ijexá, o reggae, o maracatu e o jongo, a magia das canções se desenrola tocando forte no público.

Entre a última exibição do dia e o show haverá ainda discotecagem da DJ Gabii NAS (BATEKOO) e a barraquinhas de Tia Nêga e Botequim Vegano, com venda de comidas e bebidas. Os ingressos para todas as atrações e exibições poderão ser retirados a partir das 19h30, na bilheteria do Cine Humberto Mauro, sujeito à lotação dos espaços.

20º FESTCURTASBH

O Cinema Negro está no foco da temática curatorial da 20º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH. O evento, promovido pela Fundação Clóvis Salgado, será realizado de 10 a 19 de agosto, no Cine Humberto Mauro, na Sala Juvenal Dias e no jardim interno do Palácio das Artes.

Além das sessões de cinema, a programação do Festival contará com seminário, oficinas, cabines de exibição e shows. Ao longo do evento o público terá acesso a uma amostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional em curta-metragem.

Em 2018, o Festival exibirá 138 filmes, de 70 países e doze estados brasileiros, distribuídos ao longo de mais de 65 sessões. A 20ª edição do FESTCURTASBH recebeu 2.518 inscrições, sendo 405 brasileiras e 2.113 estrangeiras.

Toda a programação é gratuita. Informações sobre os filmes e programação completa está disponível no site oficial: festivaldecurtasbh.com.br.

Acompanhe a programação de abertura:

Sexta-feira | 10 de agosto

20h30:

Sessão de abertura | 57’

“Travessia”, de Safira Moreira (5’ | RJ | 2017)

“Me Broni Ba” (“Meu Bebê Branco”), de Akosua Adoma Owusu (22’ | Gana | 2009)

“Selbé et tant d’autres” (“Selbé e tantas outras”), de Safi Faye (30’ | Senegal | 1983/2017)

Classificação: LIVRE

Local: Sala Cine Humberto Mauro

22h30:

Show de abertura

Bala da Palavra

(voz Douglas Din, Manu Dias, Mayra Motta | baixo & voz Bruno de Oliveira | guitarra & voz Acauã Ranne | percussão Daniel Guedes, Débora Costa, Johnny Herno | direção Sérgio Pererê | produção Isabel Miranda | conceito & styling Domitila de Paulo)

Classificação: LIVRE

Local: Jardins Internos do Palácio das Artes

SERVIÇO

20º FESTCURTASBH

Data: 10 a 19 de agosto

Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte / MG

Programação e Informações: http://festivaldecurtasbh.com.br.

A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Leia também: O que representa a “Geração Tombamento” para a música brasileira?