Menu

3 de maio: Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

03/05/2019 às 15:26
Tempo de leitura
2 min

Hoje, dia 3 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Você sabe o que é liberdade de imprensa?

A liberdade de imprensa envolve coletar e transmitir informações de interesse público por meio de canais de mídia, sem intervenção do Estado. É um direito fundamental do homem, reconhecido e protegido pela lei em estados democráticos.

Como surgiu o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa:

Em 20 de dezembro de 1993, a Assembléia Geral da ONU declarou o dia 3 de maio o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrando o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que diz que: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independente de fronteiras.”.

A ação ocorreu após a Conferência Geral da UNESCO em 1991, onde a resolução sobre “Promover a Liberdade de Imprensa no Mundo” foi adotada. Ela reconheceu que “uma imprensa livre, pluralista e independente é um componente essencial de qualquer sociedade democrática”. Todos os anos, este evento nos lembra da importância daqueles que morreram para que pudéssemos expressar livremente nossas opiniões. Ou quantas publicações são, ainda hoje, restritas por informar o público.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:22