ItabiritoMarianaNotíciasOuro Preto

52º Batalhão da Polícia Militar realiza Solenidade de Passagem de Comando em Ouro Preto (MG)

O 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, realizou na manhã da quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2019, a Solenidade de Transmissão e Assunção de Comando do Tenente-Coronel PM Winder Rodrigues Pinheiro para o Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria, em Ouro Preto (MG), no Teatro Municipal Casa da Ópera.

Antes da Solenidade de Passagem de Comando, aconteceu a inauguração do retrato do Tenente-Coronel PM Winder na Galeria de Comandantes do 52º BPM, a qual constitui a memória daqueles que contribuíram para a construção de sua história, o qual completou oito anos de criação no dia 29 de novembro do ano passado. O evento foi no Restaurante Tropea Cantina e Armazém.

As duas cerimônias foram prestigiadas por empresários e diversas autoridades militares e civis da região, entre eles os prefeitos de Ouro Preto, Júlio Pimenta, de Mariana, Dú, e de Itabirito, Alex Salvador. O Quarteto de Cordas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) abrilhantou as duas solenidades. Na inauguração do retrato, a homenagem aos comandantes foi executada por um duo de violinos, composto pelo 3º Sargento Gleison e Cabo Vanderlei. Já na Solenidade de Passagem de Comando, o Quarteto executou, além de outras músicas, o Hino Nacional Brasileiro.

O Delegado da Polícia Civil, Dr. Isaías, e os Prefeitos de Ouro Preto, Mariana e Itabirito compareceram à Passagem de
Comando do 52º BPM –
Crédito da foto: Ane Souza/PMOP

O ato solene de transmissão e assunção de comando do 52º Batalhão foi presidido pelo Coronel PM Antônio Balsa Coelho Neto, comandante da 3ª Região da Polícia Militar (3ª RPM). O Coronel PM Balsa destacou que as solenidades e ritos militares possuem um significado diferente quando realizados em Ouro Preto, terra de Tiradentes, patrono da PMMG. E afirmou que o Tenente-Coronel Winder desenvolveu um brilhante trabalho no comando do 52º BPM, como em toda sua carreira em prol da Corporação. E ressaltou que o Tenente-Coronel Ademir deverá também desenvolver um comando de destaque, uma vez que o mesmo é um oficial de carreira brilhante.

Durante o discurso de despedida, o Tenente-Coronel Winder discorreu sobre sua trajetória que teve início em 1989, e, emocionado, lembrou dos momentos de abdicação da vida pessoal para a dedicação à carreira de 30 anos de efetivo serviço na PMMG. “Foram muitas ocorrências de destaque; diversos processos de otimização da gestão administrativa de recursos humanos e logísticos, conclusão de diversos cursos, graduações e pós-graduações; noites sem dormir; impactantes desfiles militares; recebimento de diversas medalhas; e uma grande honra, assumir o Comando do 52º Batalhão na Praça Tiradentes, palco representativo de passagem histórica marcante para o nosso país, a Inconfidência Mineira”, explanou.

Em seguida, ele recebeu o emoldurado da bandeira-insígnia de comandante na Polícia Militar, a qual é o símbolo maior de sua presença no aquartelamento. E foi executada a Canção do 52º Batalhão a Polícia Militar, a qual foi instituída durante seu comando, quando comemorado cinco anos da Unidade.

O novo comandante do 52º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Ademir, afirmou que pretende continuar com o bom trabalho realizado pelo Tenente-Coronel Winder, para que os índices de criminalidade se reduzam ainda mais na área de cobertura do 52º BPM.

?

Natural de Leopoldina, o Tenente-Coronel Ademir já comandou a 61ª Cia PM, em
Conselheiro Lafaiete e a 120ª Cia PM, em Carandaí. Foi chefe da Agência Regional de Inteligência da 13ª RPM, em Barbacena e subcomandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, em Lafaiete. “É com satisfação que venho comandar o 52º Batalhão da Polícia Militar e pretendo implementar medidas para que o policiamento seja ainda mais presente, preventivo e com ações repressivas qualificadas, para que os índices de segurança na região se reduzam ainda mais”, declarou.

Destaca-se, também, a mudança no subcomando do 52º Batalhão, sendo o Major PM Gláucio Damasceno Gomes Sigaud Caetano, oficial que já comandou todas as Companhias da Unidade enquanto Tenente e Capitão, o novo subcomandante.

Mostrar mais
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios