Menu

9 de agosto: dia dos Povos Indígenas

09/08/2019 às 20:00
Tempo de leitura
2 min

Você sabia? Apesar do Brasil comemorar o dia do índio em 19 de abril, o mundo homenageia os povos indígenas no dia 9 de agosto. A data foi instituída em 09 de agosto de 1995, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO e busca preservar nosso patrimônio histórico cultural.

De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, no Brasil, existem cerca de 850 mil indígenas, com mais de 200 etnias. E assim como afirma o artigo 3º da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas; “Os povos indígenas têm direito à autodeterminação. Em virtude desse direito determinam livremente sua condição política e buscam livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.”

A data sugere uma reflexão a cerca das diversas etnias indígenas espalhadas pelo Brasil, além da preservação do meio ambiente. A institucionalização do Dia Internacional dos Povos Indígenas contribui para o reconhecimento de direitos desses povos, oferecendo assim, acesso à educação, saúde, vida, cultura e garantia dos Direitos Humanos.

O Ministério Público Federal (MPF) publicou em sua página do Facebook um post valorizando a cultura indígena e os direitos dos mesmos.

Crédito da foto: Reprodução/Facebook

Além disso, “Povos Indígenas” está entre os assuntos mais falados no twitter do dia de hoje, entrando para os assuntos mais frequentes do site.

Confira alguns dos tweets em que os internautas apoiam a data:

População indígena

Entre 90 países, há cerca de 370 milhões de indígenas, o que representa 5% da população mundial. Entre 5 mil grupos diferentes, com 7 mil línguas, no Brasil existem cerca de 896 mil indígenas, divididos em todos os estados do país. Totalizando assim, 205 etnias, com 274 línguas distintas.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhece no estado brasileiro 103 registros na Amazônia Legal, entretanto, não se sabe o número de indivíduos. A Funai também é responsável por de estudar e identificar as terras ocupadas pelos povos indígenas, demarcando e regularizando as mesmas.

Veja também: 19 de abril: dia do Índio

COMENTÁRIOS