Menu

UFOP e Prefeitura de Ouro Preto distribuirão livros sobre educação patrimonial

23/04/2024 às 22:18
Tempo de leitura
2 min
Flávio Malta recebe das mãos de Carlos Magno exemplares da publicação
Flávio Malta recebe das mãos de Carlos Magno exemplares da publicação "Manual para quem vive em casas tombadas". Foto: Prefeitura de Ouro Preto / Reprodução

O “Manual para quem vive em Casas Tombadas” é um livro técnico com orientações jurídicas sobre os direitos e obrigações de pessoas que residem em locais históricos, com bens tombados, inventariados ou no entorno de bens culturais.

A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Ouro Preto (NEPAC-UFOP) vai distribuir para todo o Brasil, exemplares do livro com o objetivo de orientar os residentes de cidades históricas sobre educação patrimonial.

Leia também: Ouro Preto é destaque em publicação científica de Revista Russa

Sobre o livro

O livro é um resultado do trabalho realizado entre o Minstério Público de Minas Gerais, o escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Ouro Preto, Departamento de Aprovação de Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto e o Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da UFOP.

O livro, liderado pelo professor Carlos Magno de Souza Paiva, conta com capítulos dedicados à diversas partes do Brasil, e um deles é dedicado a construções em áreas tombadas, escrito pela servidora da Secretaria de Cultura e Turismo, Ana Paula Paixão.

Leia também: Pesquisa de demanda turística aponta que os maiores visitantes de Ouro Preto são mineiros e paulistas

De acordo com o Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Ouro Preto (NEPAC-UFOP) foram distribuídos cerca de 400 formulários em Ouro Preto com o objetivo de identificar questões relacionadas à proteção patrimonial.

De acordo com Carlos Magno, a publicação é referência no país inteiro e com as parcerias realizadas em Ouro Preto, a tendência que o “Manual para quem vive em Casas Tombadas” contribua para o cotidiano de diversas comunidades e centros históricos do país.

Para acessar a versão digital da publicação, clique aqui.

Última atualização em 23/04/2024 às 22:20