Menu

A origem do Horóscopo

25/11/2018 às 14:08
Tempo de leitura
6 min

O portal Mais Minas traz aos seus leitores semanalmente o que dizem os Astros aos signos através do Horóscopo, mas o que muitas pessoas que vêm aqui dar uma espiadinha nas previsões não sabem é a origem do Horóscopo. Você sabe como surgiram as previsões? qual é a relação delas com numerologia e astrologia? Então “senta que lá vem história”.
Desde a antiguidade, acredita-se que os astros poderiam influenciar na forma como vivemos. Já estava presente o horóscopo astrológico que predomina no ocidente sua origem a partir de várias culturas: Astrologia Babilônica, Matemática Egípcia e no Pensamento Místico e Filosófico Grego, surgiu o Horóscopo do Zodíaco. A palavra zodíaco significa círculo dos animais, estas criaturas são representadas nas constelações observadas no céu, e a origem deste seres vem da mitologia grega.
O signo de Áries é representado por um carneiro, sua história vem a partir do príncipe da Beócia, que era alvo da conspiração de sua madrasta que queria vê-lo morto, atendendo as orações da mãe do príncipe, o deus Hermes envia um carneiro dourado para resgatá-lo juntamente com sua irmã. Após o resgate, o príncipe sacrifica o lindo animal aos deuses e sua lã dourada passa a ser cobiçada por reis e heróis.

Signo de Áries, Carneiro Dourado.

Signo de Áries, Carneiro Dourado (foto: divulgação/Sinistro Mitológico).


Touro representa a metamorfose de Zeus, que se transforma em um touro para atrair e sequestrar a princesa Europa. Zeus a levou para a Ilha de Creta e com ela gerou Minos, que futuramente reinaria sobre a ilha, terra do temível Minotauro.
O Rapto de Europa.

O Rapto de Europa (foto: divulgação/Pax de Deux).


Já o signo de Gêmeos está ligado ao mito dos irmãos Castor e Póllux. Durante um duelo, Castor acabou perdendo a vida, e, desolado, seu irmão pediu a Zeus que o trouxesse de volta. Zeus propõs a Póllux a condição de que ele alterne com seu irmão seus dias de vida na terra, ele concordou, e assim os irmãos passam a viver no mesmo corpo alternadamente.
Castor e Pollux, Gêmeos.

Castor e Pollux, Gêmeos. (French Baroque Era Sculptor, 1640-1720)


O signo de Câncer é simbolizado por um caranguejo, a criatura foi enviada pela deusa Era para auxiliar a Hidra na luta contra Hércules. Apesar de derrotada, a deusa honrou a criatura, colocando-a entre as estrelas.
Signo Escorpião.

Signo Escorpião (foto: divulgação/ Água e Flor terapias),


O signo de Leão também esta ligado ao mito do herói Hercules. O Leão de Neméria também foi derrotado pelo Herói durante as execução de seus doze famosos trabalhos.
Leão de Neméria, signo Leão.

Leão de Neméria, signo Leão (foto: divulgação/Ines Almeida Peixoto).


Virgem está ligado a deusa Astréia, filha de Themis, a deusa da justiça, ela é uma deusa que personificava a pureza e a inocência.
Deusa Astréia, signo de Virgem.

Deusa Astréia, signo de Virgem (foto: divulgação/Simbolismo).


Libra é representado por uma balança, simbolo de Themis, que representa a justiça e o equilíbrio. A deusa era constantemente convocada para auxiliar em julgamentos, suas filhas Astréia e Dice também simbolizam a justiça e por isso também são representadas segurando uma balança.
Deusa Themis, signo Libra.

Deusa Themis, signo Libra (foto: divulgação/Astrologia Era de Aquário).


Escorpião remete a história do gigante Órion, caçador que tinha excelente relação com Artemis, a deusa da caça, que nutria um sentimento especial por ele. Apolo, irmão da deusa, com o intuito de preservar a pureza virginal de sua irmã, envia um escorpião para matar o gigante Órion.
Signo Escorpião, Orion.

Signo Escorpião, Orion (foto: divulgação/Dumie Lauxe Pices).


Sagitário é simbolizado pelo centauro Quíron, o mais sábio de sua espécie, que também era um grande treinador de heróis. Ele foi transformado em uma constelação após sua morte acidental, causada por Hércules.
Centauro Quíron.

Centauro Quíron (foto: divulgação/Aventuras Olimpians)


Sobre Capricórnio, que é representado por uma cabra com cauda de peixe, te contamos que Zeus teve um filho com sua ama de leite, a cabra Almatéia, que da união surgiu o Pã, durante a revolta de Tifão contra Zeus. Com o intuito de escapar do monstro, Pã mergulhou nas águas e constituiu uma cauda de peixe.
Signo Capricórnio, Pã.

Signo Capricórnio, Pã (foto: divulgação/Mistérios Fantásticos).


O signo de Aquário remete ao mito do rapto do belo Ganímedes, que foi sequestrado por Zeus para servir aos deuses do Olimpo. Sua função era encher as taças e jarros dos deuses com o néctar da imortalidade. Para aplacar a tristeza dos pais de Ganímedes, Zeus criou a constelação de Aquárius, para que quando eles olhassem para o céu, lembrassem de seu filho.
Ganímedes, signo Aquário.

Ganímedes, signo Aquário (foto: divulgação/Zajenata).


Peixes também tem a relação com a revolta de Tifão, assim como Pã, os deuses Éros e Afrodite também mergulharam nas águas para fugir da criatura, e para poderem ficar submersos por muito tempo, se transformaram em peixes.
Signo Peixes, Eros e Afrodite.

Signo Peixes, Eros e Afrodite (foto: divulgação/Eventos Mitologia Grega).


Espero que você tenha conhecido um pouco mais sobre o seu signo, até a próxima!