Menu

A sonda InSight fez sua primeira selfie em Marte

13/12/2018 às 07:40
Tempo de leitura
2 min

Em Marte há mais de duas semanas, a sonda InSight usou seu braço robótico para imortalizar uma selfie. A Agência Espacial dos EUA divulgou a foto que a sonda tirou de si mesma.

Graças à câmera em seu braço, a InSight também capturou 11 imagens diferentes, cujo mosaico foi apresentado pela NASA. O processo é o mesmo utilizado durante a missão Curiosity, que foi enviada a Marte em 2011 com o objetivo de estudar as rochas e minerais e identificar se o planeta teve condições para a existência de vida.

A agência aproveitou a oportunidade para apresentar outra imagem tirada pela InSight: a partir de 52 tomadas, ela reconstitui o espaço de trabalho no qual a sonda deve implantar seus instrumentos.

A área fotografada pela InSight, em forma de crescente, ocupa uma área de cerca de 8 m² (4 metros por 2 metros). Este espaço está localizado em frente da sonda.

A sonda InSight fez sua primeira selfie em Marte

Foto: NASA / JPL-Caltech

“Nas próximas semanas, cientistas e engenheiros passarão por um processo tedioso de decidir qual será a localização dos instrumentos do instrumento neste espaço de trabalho”, diz a agência espacial.

O próximo passo será garantir a colocação do sismógrafo e sonda para estudar os fluxos de calor, que devem ser preferencialmente instalados em terreno plano.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:48