Menu

Agências bancárias fecham as portas em Barão de Cocais; prefeito irá acionar o MP

24/05/2019 às 11:02
Tempo de leitura
3 min

Já não bastasse o medo e apreensão causados pelo iminente rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco, a população de Barão de Cocais vem passando por mais um transtorno. Algumas das agências bancárias da cidade tem fechado as portas nos últimos dias. Na quarta-feira (22), Itaú e Caixa não funcionaram. Ontem (23), foi a vez do Bradesco não abrir as portas.

O fechamento das agências se deve ao temor pelo rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco. Segundo documento produzido pela Vale e divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais, ruptura poderia acontecer até amanhã (25).

Na porta da agência do Bradesco constava um aviso instruindo às pessoas a irem para a cidade vizinha, Santa Bárbara, que fica a 13 quilômetros de Barão de Cocais. O pedido revoltou a população que protestou nas redes sociais.

Agências bancárias fecham as portas em Barão de Cocais; prefeito irá acionar o MP

Aviso em porta de banco revoltou a população – Crédito da foto: Diário de Barão

 

Ação no Ministério Público

O prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV), prometeu em entrevista concedida ao Diário de Barão que irá acionar o ministério público pelo que considera ser uma falta de respeito com os cidadãos.

“Vou entrar em contato com o Ministério Público para ver se a gente consegue reverter isso. Porque, realmente uma cidade onde as agência bancárias estão pensando em fechar, nem que seja temporariamente, isso vai causar um caos na cidade”, afirmou Décio.

Veja a entrevista concedida ao diário de Barão, na íntegra, abaixo:

Exclusivo: prefeito vai acionar MP contra as agências bancáriasA decisão de algumas agências bancárias em fechar as portas hoje (22), irritou o prefeito Décio Geraldo dos Santos (PV) que em entrevista concedida ao Diário reclamou da falta de respeito com os cidadãos e prometeu acionar o Ministério Público contra as agências. #DiáriodeBarão #Bancos #Correios #Barragem #Vale #BarãodeCocais #Cocais

Posted by Diário de Barão on Wednesday, May 22, 2019

 

As agência dos Correios também foram fechadas na cidade.

Redes sociais

Nas redes sociais a população tem reclamado do fechamento dos serviços.

No Facebook, a medida tomada pelos bancos dividiu opiniões.

L.O. comentou em notícia sobre o fechamento dos bancos: “Correr risco c agência cheia de pessoas até aquela porta girar pra td mundo já foi td pra lama abaixo ,pensar por este lado n estão errados”, afirmou.

Já L.S.M.L. criticou a medida: “Absurdo isso! Não ter dinheiro em caixa eletrônico. Temos que ir a Santa Bárbara para buscar dinheiro! Tenha dó!”, disse.

G.L.S. concordou com o fechamento dos bancos: “Infelizmente, Acho que todos vão sofrer,mas eles estão certo a vale nao está dando condições nenhuma pra ninguém ter paz nessa cidade,então acho que é melhor prevenir do que chorar depois.Vai saber se realmente vai dar tempo pra avisar, simulação e uma coisa a realidade em outra e pode ter certeza Não é bonita nao viu.”, disse.

M.C. foi mais enérgico: “Simples uai!!! Só a população se juntar e fechar as contas em todas as agencias que deixaram a cidade e abra naquela que permaneceu. O cidadao nao sabe a força que tem. As instituições financeiras dependem de nós, cidadãos.”, falou.

 

Vale divulga vídeo explicando situação de barragem prestes a se romper; assista

COMENTÁRIOS