Menu

Agenda Cultural: Acuruí, distrito de Itabirito, recebe Renato Teixeira e outras atrações em evento gratuito

Vilarejo será palco, entre os dias 13 e 15 de maio, do festival Das Montanhas e Águas de Minas
27/04/2022 às 14:35
Tempo de leitura
11 min
Foto: divulgação/Renato Teixeira
Foto: divulgação/Renato Teixeira

No caminho da Estrada Real, com seus pouco mais de 800 moradores, a pequena Acuruí (MG) é um misto de costumes e tradições  mineiras. Por ali, o tempo demora a passar. Quem mora no pequeno distrito pertencente  a Itabirito, distante 81 quilômetros de Belo Horizonte, aprendeu desde cedo a valorizar a natureza, a rotina pacata, a boa prosa, as cantigas, a gastronomia e a poesia.

Essa  região, cujo vilarejo é o único distrito de Itabirito integrante da  Estrada Real, é rica em história. A rua  principal, por exemplo, fazia parte do Caminho de Sabarabuçu e seus 160 km divididos em seis trechos, cada um com atrativos próprios.

Um lugar abundante em montanhas e águas cristalinas, onde se respira cultura. Nada aqui se compara às grandes cidades. Acuruí preserva valores centenários: como respeito aos anciãos, à família, vida simples, sem comércio supérfluo. Somente o essencial. Uma padaria, uma venda, uma mercearia e um restaurante. E duas igrejas, uma em frente à  outra, separadas por apenas 500 metros. Todo mundo se conhece e se reconhece.  E todos têm orgulho disso. Quem não teria?

E foi com essa concepção de reverenciar  tudo isso, esse legado contado em verso, prosa, representado pelo artesanato rústico e pelas boas práticas sustentáveis,  trazendo para o distrito e para essas pessoas que escolheram aqui para viver um pouco mais de cultura no mais amplo sentido, que Acuruí será palco, entre os dias 13 e 15 de maio, do festival Das Montanhas e Águas de Minas. Uma oportunidade ímpar também para levar música de raiz a um povo que gosta de cantar e dançar, de boa comida, regada à cachaça de qualidade e cerveja artesanal, e de contação de causos.

Todo espaço do evento será acessível a cadeirantes, com disponibilidade de rampas.  O material de comunicação será impresso também em braile. Intérpretes de Libras estarão presentes nas apresentações e nas oficinas. O estacionamento também contará com vagas prioritárias para pessoas com deficiência.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Uma iniciativa que abrirá caminhos para dezenas de jovens que, em meio à diversidade histórica e cultural local, não têm acesso ao mundo virtual. Mas que poderão, por meio das oficinas a serem realizadas antes do Festival, em abril, se conscientizar ainda mais sobre a importância do desenvolvimento sociocultural regional. Um projeto que inclui o fomento ao sentimento de pertencimento, atrelado à geração de empregos e à economia criativa. E ainda, ao incremento de ações de divulgação do vilarejo, com foco no turismo sustentável e em novas oportunidades para a população.

O projeto Das Montanhas e Águas de Minas  é um festival de música instrumental, que levará as orquestras de viola caipira e outros atores da região para se apresentar e trocar experiências, por meio de bate papos com os cidadãos.  Por isso, a ampla programação prevê a realização paralela de oficinas nas escolas, em abril, concurso de redação, feiras de gastronomia, artesanato, teatro, encontro de tropeiros e grupos tradicionais. Não faltará mesa farta, doces caseiros, comidas típicas,  histórias a serem ouvidas e contadas. Entre as atrações do festival, o músico Renato Teixeira, a Orquestra Mineira de Viola Caipira, Teatro dos Tropeiros e artistas locais. Tudo isso antecedido de oficinas de reciclagem com o artista Léo Pilo. O sugestivo nome do evento se deve à localização e características do distrito, que tem em seu entorno belas paisagens, grandes montanhas e um excelente manancial de rios, cachoeiras e riachos. Acuruí e seus mais de 300 anos são hoje um potencial cultural imenso. 

Um dos objetivos “Das Montanhas e Águas de Minas” é levar música, cursos, oficinas e outras ações para o distrito, além de divulgar para o Brasil o tradicionalismo da região, que tem características importantes das raízes de Minas Gerais. 

OFICINAS –  No evento, gratuito e dirigido às comunidades locais,  durante todo o mês de abril estão sendo realizadas atividades em Itabirito e Rio Acima. Como as oficinas de artesanato e figurino, com o artista Léo Pilo. Mineiro de Belo Horizonte, Pilo reúne trabalhos inusitados, feitos de matérias não convencionais, com  métodos de redução, reciclagem e reutilização, voltados à sustentabilidade. Nessa atividade, ele compartilhará  técnicas desenvolvidas por meio da reutilização de resíduos urbanos. Um artista inquieto, criativo e dinâmico, que durante 15 anos trabalhou na ASMARE e ministrou inúmeras oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Já em maio, haverá apresentações do músico Renato Teixeira, da Orquestra Mineira de Viola Caipira e do Teatro dos  Tropeiros.   

QUEM É QUEM 

Natural de Ubatuba (SP),  Renato Teixeira , no espetáculo Um poeta e um violão, oferecerá ao público uma viagem emocionante e divertida pela música do interior do Brasil. O artista fez parcerias diversas, como a parceria com Almir Sater, com a composição de sucessos, como: Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente.  Sucessos como Romaria, AmoraAmanheceuPeguei a Viola, Frete Recado, misturam-se a canções inéditas.

 A Orquestra Mineira de Viola Caipira “Ritmos e Tradição,  sob direção do produtor e músico Gilvan Borges,  foi criada há 10 anos. Formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas e conta em sua formação, com crianças, jovens e adultos, representa as montanhas de Minas nos acordes de viola, por meio da inspiração na natureza e na história de Minas. 

Ocorrerão ainda shows dos músicos locais: Marcelo Vaz. Mineiro natural de Nova Lima/MG o músico iniciou sua trajetória na mais de 25 anos sempre buscando ampliar seus conhecimentos para o canto a execução e a prática de instrumentos. Multi-instrumentista hoje dedica-se aos estudos de piano, arranjos e composição; Banda Alcalyno, marcada pelas composições próprias, cujo forró feito em Minas conquistou o Brasil  e The Sound.

Um projeto que surgiu com o objetivo de atender eventos corporativos, casamentos e recepções, e outros que se enquadrem ao estilo da banda. Composto por cinco músicos, o grupo traz em seu repertório, diversos estilos como MPB, clássicos internacionais, musica mineira, samba e  pop.

A coordenação do Festival Das Montanhas e Águas de Minas é do produtor cultural Rud Carvalho e idealização de Suzana Martins, com apresentação do Ministério da Cidadania e Instituto Cultural Vale ,  patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa Ferro Puro,  Prefeitura Municipal de Itabirito, Hotel Rio Das Pedras, S2 Bike Barão, SENAC, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A realização do festival é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e produção da New View Entretenimento e Comunicação.

Programação Das Montanhas e Águas de Minas – Acuruí –  Abril a 15 Maio de 2022

ABRIL  – 6 oficinas de reciclagem com Leo Piló –  Oficina Busca da Nova Consciência da Sustentabilidade nos dias atuais

Escolas das oficinas: 1 em Rio Acima, 1 em Acuruí e 4 em Itabirito.

Duração de 1:30h. Público: crianças das escolas municipais de 9 a 10 anos. Frente às  mudanças climáticas as quais estamos passando, que demandam de diversos aspectos do nosso cotidiano e com intuito de sensibilizar e convocar as crianças a pensar e repensar atos e atitudes e junto com família e a escola com a finalidade de ver novas posturas para o equilíbrio do clima da terra. Prática expositiva com exercício ao final.

ABRIL  – Oficina: Marketing Digital: As Redes Sociais como Estratégias de Vendas

Objetivo: Proporcionar aos participantes informações e a prática de estratégias utilizadas pelo marketing nas mídias sociais para otimizar o relacionamento com o cliente e as vendas.

 Carga horária: 8h Turma: 30 pessoas.  Conteúdo: • O “novo normal” na comunicação • Como potencializar sua comunicação on-line • A importância das mídias sociais • Conhecendo as diversas mídias sociais • Criando um perfil irresistível nas redes sociais • Como elaborar conteúdos para atrair clientes • Estratégias para impulsionar vendas. Pré requisitos: • Apresentar CPF ou documento com número de registro de CPF.

Inscrições pelo telefone 31-984012146 com  Suzana Martins.

ABRIL – Contadores de casos nas escolas de ensino público:

 1 em Acurui, 2 em Rio Acima e 3 em Itabirito. Ações nas escolas de ensino público municipais, com contador de caso e violeiro contando histórias da cultura e do folclore da região.

ABRIL – Concurso de redações nas escolas de ensino público:

1 em Acurui, 2 em Rio Acima e 3 em Itabirito. Concurso de redação proposta para a rede publica de ensino local com o Tema: Histórias e Contos das Montanhas e Aguas de Minas. Os alunos após recebimento das oficinas e contadores de caso serão convidados a escrever um conto com histórias tradicionais da região, lendas ou casos inventados. Estas redações serão analisadas por uma banca e os 3 primeiros lugares serão premiados.

 ABRIL/MAIO – Treinamento do Teatro de Tropeiros:

Para a criação do espetáculo contaremos com 5 atores/músicos e figurantes interessados da região. Tropeiros: Uma Jornada de Sonhos e Fé O espetáculo narra a saga dos Tropeiros pelos Sertões das Gerais onde constroem seu sonhos com muita fé e esperança em dias melhores. O espetáculo será criado em um cortejo pelas ruas do Distrito de Acuruí onde atores e músicos encenaram um texto poético contando as experiências e vivências dos tropeiros. Durante o cortejo um grupo de cavaleiros abrilhantará o ambiente criando uma atmosfera que envolva o público presente e o traga para o aconchego de uma boa prosa.

26 de ABRIL às  13:30h e 03 de MAIO às  13:30h – Oficina de artesanato e figurino com Léo Pilo:

Local: Clube de Mães de Acuruí.  Duração de 8 horas, dividida em 2 dias. Público: Adultos interessados em artesanatos, costureiras e bordadeiras da região. Aula expositiva e pratica para preparação com técnicas de reutilização de matérias para a confecção do figurino feito exclusivamente para o teatro de tropeiros que será apresentado no festival.

Inscrições pelo telefone 31-984012146 com  Suzana Martins.

 Programação das festividades com previsão de horários:

SEXTA  – dia 13 de maio

19h30 Cerimônia de abertura com moradores locais, prefeitura, e patrocinadores.

Músico local: Marcelo Vaz

Local: Associação Comunitária de Acuruí.

20h Abertura do fim de semana do evento com premiação do concurso de contos e casos

21h  – Músico local: Banda Alcalyno

Local: em frente à Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição

 SÁBADO – dia 14 de maio

9h – Caminhada ecológica, buscando a contemplação da natureza local.

 Ponto de encontro: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

13h às 22h  – Abertura da feira de artesanato e gastronomia da comunidade, expondo seus mais variados produtos

 Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

 14h – Apresentação a céu aberto sobre a Vida dos Tropeiros, com cortejo. Local: Irá iniciar na igreja Nossa Senhora do Rosário e o cortejo irá até a Vila da Montanha

 15h – Queima de alho, tradição gastronômica dos tropeiros.

18h – Músico local: Trio Mineiro de Viola

20h – Show musical: Renato Teixeira Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

DOMINGO – dia 15 de maio

9h – Pedalada ecológica, buscando contemplação da natureza local

Ponto de encontro: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

11h às  18h – Abertura da feira de artesanato e gastronomia da comunidade, expondo seus mais variados produtos

14h – Músico local: The Sound

15h – Show musical: Orquestra Mineira de Viola Caipira Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal.

A coordenação do Festival Das Montanhas e Águas de Minas é do produtor cultural Rud Carvalho e idealização de Suzana Martins, com apresentação do Ministério da Cidadania e Instituto Cultural Vale ,  patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa Ferro Puro,  Prefeitura Municipal de Itabirito, Hotel Rio Das Pedras, S2 Bike Barão, SENAC, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A realização do festival é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e produção da New View Entretenimento e Comunicação.

Fonte: Adriana Baumgratz/Redação Infinita

COMENTÁRIOS
Última atualização em 27/04/2022 às 14:36