Menu

Cinco cidades em Minas para curtir o carnaval 2023

12/01/2023 às 11:40
Tempo de leitura
8 min
Carnaval de Belo Horizonte. Foto: Nereu Jr./Área de Serviço/Acervo da Belotur
Carnaval de Belo Horizonte. Foto: Nereu Jr./Área de Serviço/Acervo da Belotur

O carnaval de Minas Gerais é um dos mais tradicionais do Brasil, isso porque o estado resguarda cidades muito antigas que “participaram” de acontecimentos importantes do país, incluindo o início da maior festa popular. O carnaval 2023 vai levar alegria aos mineiros e turistas. São blocos de rua, caricatos, tambores e shows musicais que arrastam multidões pelas ladeiras.

Quem pretende aproveitar o feriado prolongado para curtir a folia no estado das grandes montanhas pode esperar manifestações culturais das mais diversificadas, pois Minas é um estado onde se reúne o passado e o presente, se de um lado temos culturas hereditárias, tanto indígena, como africanas, do outro tem as repúblicas estudantis, que entregam um toque digamos, mais contemporâneo aos quatro dias de festa.

Durante o roteiro do carnaval mineiro, além de muitas atrações artísticas, os foliões podem aproveitar para degustar as comidas e bebidas típicas do estado que exporta suas riquezas culinárias. O tradicional queijo mineiro, o pão de queijo, a broa de milho, além do frango com quiabo e tantos outros pratos, podem dar um toque especial e fortalecer os carnavalescos de plantão. O clima fresco também é favorável.

Ficou com vontade de conhecer as cidades mais badaladas em Minas durante o carnaval? Coloque sua mochila virtual e vamos lá!

O que esperar do carnaval 2023 em Minas

Foliões pelas ladeiras de Ouro Preto. Foto: Mais Minas

As cidade mineiras com destaque para o carnaval 2023 são: Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Juiz de Fora, Uberlândia. Cada cidade com suas peculiaridades no que tange a grande festa de rua, fazer do carnaval de Minas especial e muito procurado.

Belo Horizonte

O carnaval 2023 da capital mineira será repleto de atrações e o melhor, espalhadas em diversos pontos da grande metrópole. Em Belo Horizonte o carnaval funciona da seguinte maneira, mais de 400 blocos de rua circulam não apenas na região central, como também em bairros mais afastados.

Já os nove blocos caricatos e as nove escolas de samba desfilam em uma estrutura (como um sambódromo) montado na Avenida Afonso Pena, que fica no centro de Belo Horizonte. A cidade também oferece o encontro de blocos afro denominado Kandadu. Normalmente as apresentações dos blocos afros acontecem na Praça da estação.

Ouro Preto

Ouro Preto é um dos destinos mais procurados durante o carnaval. Sua fama começou a se espalhar na década de 80, quando blocos como o Zé Pereira do Lacaio e as escolas de samba começaram a desfilar pelas ladeiras, mas bem antes disso, os ouro-pretanos já faziam seu carnaval, a Bandalheira Folclórica, que foi fundada em 1972, já dava suas ligeiras passadas pelas ruas de pedras.

Em 2005 os blocos estudantis se organizaram, a partir de então, além de muitos blocos tradicionais que circulam durante o carnaval, os foliões passaram a ter mais uma opção, o carnaval privado. Promovido pelas repúblicas estudantis, o carnaval privado de Ouro Preto é composto por pacotes de blocos com concentração, normalmente no estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). As repúblicas ficam cheias e também oferecem festas particulares.

É nesse misto de tradicionalismo com contemporaneidade que o carnaval 2023 de Ouro Preto está inserido. Por isso a cidade já se consolidou neste sentido. Além dos blocos de rua e os blocos privados, esse último geralmente leva atrações de reconhecimento nacional, o carnaval de Vila Rica (antigo nome da cidade) também conta com palcos espalhados pelo centro histórico, eles recebem shows simultâneos e ficam nos seguintes pontos: Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria, Largo do Dom Pedro e Largo do Antônio Dias.

Diamantina

Localizado no Vale do Jequitinhonha, Diamantina é uma cidade acolhedora e com um carnaval excepcional formado por blocos tradicionais e shows musicais. Foliões se concentram na Praça Mercado Velho para curtir as atrações enquanto que mais de 50 blocos fazem a alegria pelas ruas da cidade histórica no chamado Circuito dos Blocos.

Pontos como a Rua da Quitanda e o Largo São João também recebem shows musicais, a diferente entre eles a Praça do mercado Velho é que a na Praça as produções locais são apresentadas ao grande público, enquanto que nos outros dois pontos são recebidas atrações estaduais.

A Prefeitura de Diamantina já anunciou o carnaval 2023, mas ainda não divulgou a grade de programação.

Juiz de Fora

Juiz de Fora tem um carnaval diferente que começou com a tradição portuguesa do entrudo de carnaval, que na prática acontecia quando os foliões lançavam ovos, água, tangerina, limões, areia uns nos outros, eles também batia uns nos outros com colher de pau e se sujavam com gesso, lama, farinha, entre outros elementos. Por causa do teor violento a prática foi proibida no Brasil no meio do século XIX.

Foi-se o entrudo, mas o carnaval de Juiz de Fora permaneceu firme e forte e aderiu a cultura das escolas de samba. Nos anos 60 então começaram os desfiles, porém nos final dos anos 80, devido a uma crise financeira, muitas escolas não desfilaram na Avenida Rio Branco. Mas a paixão pelas escolas foi maior do que adversidades que o município enfrentou, por isso em 2014, os desfiles deixaram de ser competitivos e passaram a ser uma apresentação.

A cidade registrou os últimos desfiles das escolas de samba em 2017. Por causa de impasses entre Liga de Carnaval e Fundação Cultural o desfile deixou de ser promovido. A notícia boa é que as escolas de samba de Juiz de Fora voltam a desfilar no carnaval 2023, o que entregará um charme especial aos quatro dias de folia.

Uberlândia

O carnaval 2023 de Uberlândia promete! A maior cidade do triângulo mineiro vai retomar o desfile de cinco escolas de samba neste ano. Além disso, terá matinê para as crianças, e os tradicionais “Baile da Saudade”, “Baile dos Antigos Carnavais” e a “Noite dos Antigos Carnavais”.

Com uma forte cultura do congado mineiro, Uberlândia também tem um outro lado carnavalesco, o da cultura afro. Portanto sua programação é repleta de atrações diversas. Elas se apresentam no Mercado Municipal, Praça Clarimundo Carneiro e na Passarela do Samba.

Dicas para curtir o carnaval 2023 em Minas

Foto: Canva

Com um clima tropical, a estabilidade pode reger os quatro dias de folia. A falta de preparo pode tornar um passeio que era para ser mágico em um momento desconfortante. Para não correr o risco de perder a ‘viagem” o ideal é se preparar bem, afinal, são quatro dias de festa e quem estiver disposto a ir até o final deve se atentar para algumas questões. O carnaval 2023 não será para amadores.

Como muitas pessoas já sabem, estão previstos muitos investimentos do Governo Federal para o fortalecimento e resgate da cultura brasileira. O carnaval, a maior manifestação popular do país se beneficiará disso. Por isso, tantas cidades estão trazendo antigas tradições de volta, pois elas foram inviabilizadas sobretudo por falta de recursos, além de outro fator agravante, a pandemia.

Pensando nisso, é bom refletir que o próximo carnaval será intenso, com muitas atrações tanto nas cidades mencionadas neste artigo como em tantas outras. É como se juntasse a fome com a vontade de comer, pois ainda com receio por causa do coronavírus ,falta de vacina, ou falta de dinheiro (devido a crise econômica) muitas pessoas ainda não curtiram o carnaval desde o início da pandemia. E não é que tudo esteja as mil maravilhas, mas há um sentimento de maior tranquilidade agora, em 2023, que unido aos investimentos públicos e privados na festa, pode fazer com que este carnaval retorne á sua extravagancia.

Mas para extravagar é preciso alguns cuidados, veja!

  • Usar roupas confortáveis, não adianta está lindo ou linda e com o sapato apertando o dedinho do pé, por exemplo;
  • Pesquisar a previsão do tempo, se for chover, leve uma capa;
  • Hidratar bem o corpo dias antes de começar o carnaval, durante e depois do carnaval;
  • Evitar os exageros com o alcool e quando acontecer, fazer intervalos, intercalando com água e comida;
  • Se alimentar bem, não comer todos os dias em barracas pois aumenta o risco para infecção intestinal;
  • Evite brigar na rua, na primeira percepção de alteração de clima, saia, procure um lugar reservado para se acalmar;
  • Quando perceber uma briga perto de você, saia;
  • Não é não, está fora de moda passar a mão ou outras brincadeiras com as mulheres e meninas, além de ser crime de assédio, previsto por lei;
  • Evite brincadeira de mal gosto ou ofensiva, tenha em emente que a maioria das pessoas que vão para as ruas durante o carnaval estão alteradas pelo uso de bebida alcóolica;
  • Encontrou um “crush”? Previna-se!;
  • Se beber, não dirija;
  • Proteja as crianças; e
  • Seja feliz.