20.5 C
Belo Horizonte
quinta-feira, 29 setembro 2022
Portal Mais MinasAgenda CulturalRock in Rio #3: a música e público eclético na Cidade do Rock

Rock in Rio #3: a música e público eclético na Cidade do Rock

A cidade do Rock abrirá os portões para o rock, pop, indie, samba e axé music no terceiro dia do Rock in Rio. Os destaques para o dia 29 de setembro ficam por conta de Bon Jovi, Goo Goo Doll, Jessie J, Iza, Alcione, Ivete Sangalo, Elza Soares e Dave Metthews Band.

Confira no nosso podcast o que terá de melhor da programação do terceiro dia de rock!

Palco Sunset

Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi

Não é só de artistas consolidados na grande mídia que constrói um Rock in Rio. O festival está sempre de olho no que está surgindo em termos de “música nova” no Brasil. É o caso do grupo Plutão Já Foi Planeta, que é formada por jovens de Natal (RN).

Embora a banda esteja na estrada desde 2013, ela começa a ganhar espaço nacional em 2016, quando participa do programa Super Star, transmitido pela Rede Globo. Levantando a bandeira do indie pop no país, a Plutão participou do Lollapalooza, em 2018. E agora Natália Noronha (Voz, Violão, Teclado, Contrabaixo Elétrico), Gustavo Arruda (Voz, Guitarra, Contrabaixo Elétrico),  Sapulha Campos (Voz, Guitarra, Ukulele, Escaleta) e Renato Lellis (Bateria) se preparam para um show incrível dentro do Rock in Rio.

O quarteto sobe no Palco Sunset ao lado da cantora Muhmundi. A carioca de 29 anos traz um pop eletrônico dançante. Além de cantar, a jovem é compositora e produtora.

Rock in Rio #3: a música e público ecléticos na Cidade do Rock
Crédito da foto: Diegom Marciel

Elza Soares convida As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen

Elza Soares promoverá um grande encontro de mulheres no Rock in Rio. Ela convida para subir ao palco: As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen. Esse espetáculo realizado por mulheres promete!

Eleita a “Cantora do Milênio” pela BBC de Londres, Elza trilhou um caminho de sucesso, mas repleto de mazelas. Nascida na favela que hoje é a Vila Vintém, no Rio de janeiro, a cantora enfrentou a realidade dura que é nascer e crescer em um lugar como esse. Segundo sua biografia oficial, Elza foi obrigada a se casar aos 12 anos, e aos 20 já era mãe de cinco filhos, e já estando viúva, precisou trabalhar como faxineira para criar os filhos. Em 1950, Elza canta para todo o Brasil pela primeira vez em um programa de rádio de Ari Barroso.

No auge de sua carreira, Elza Soares precisou lidar com o relacionamento conturbado, porém duradouro com o futebolista Mané Garrincha, onde a artista foi vítima de violência doméstica. Ainda assim, a cantora teve grande dificuldades para aceitar a morte do marido, que faleceu em 1983. Aliás, a morte sempre assolou a vida da “Cantora do Milênio”, antes do marido, Elza Soares precisou lidar com a morte da mãe em decorrência de um acidente, cujo o marido que dirigia embragado teria causado. E não menos pior, a diva perdeu um filho de nove anos fruto do relacionamento dela com Garrincha, também em um acidente de trânsito. Em 2015, Elza perdeu outro filho, que sofreu complicações com uma infecção de urina.

Elza teve todos os motivos para desistir da música e da vida, mas ela seguiu firme na carreira e aos 83 anos de idade continua lançando trabalhos, fazendo shows e quebrando barreiras. No ano passado a cantora lançou o álbum “Deus é Mulher”, segundo a artista: “Se Deus não fosse mulher Ele já teria desistido de nós”.

Há quatro dias atrás Elza Soares lançou a releitura de uma música de Gonzaguinha, “Comportamento Geral”. A canção é uma crítica a situação social do Brasil. Na versão de Elza, a canção ganhou arranjos de reggae e um clipe conceitual.

Mas, voltando ao Rock in Rio 2019, Elza Soares receberá no Palco Sunset a presença do grupo “As Bahias e a Cozinha Mineira”, e o nome desse último já abre o nosso apetite musical, não é mesmo? No entanto, por incrível que pareça, o grupo foi formado em São Paulo, por Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi.

Elza também receberá no palco do festival a doce Kell Smith, dona do hit pop “Era uma Vez”, que superou as 200 milhões de visualizações do Youtube.

E para tornar esse encontro de mulheres ainda mais completo, Jéssica Ellen, atriz e ativista brasileira, vai compor o time que Elza levará para o Palco Sunset. Ela é a dona da frase: “Vivemos num país que é racista sim, que é homofóbico, machista, e se a gente não falar, muitas piadas vão continuar existindo”.

Este será um espetáculo que marcará principalmente as mulheres.

Rock in Rio #3: a música e público ecléticos na Cidade do Rock
Elza Soares – Crédito da foto: divulgação/Rock In Rio

Iza & Alcione

No mesmo palco se apresentará no domingo duas potentes vozes da música brasileira: Iza e Alcione. As duas divas que possuem estilos musicais completamente diferentes unem o samba canção ao pop em uma apresentação que promete fazer história.

Rock in Rio #3: a música e público ecléticos na Cidade do Rock
Iza e Alcione – Crédito da foto: divulgação/Iza/Facebook

Filha de maestro, a maranhense Alcione desde nova teve contato com a música. Ela se apresenta desde os 13 anos junto à orquestra que o pai fazia parte. Porém sua carreira se consolidou quando ela chegou ao Rio de Janeiro.

Popularmente conhecida como “Marrom”, a sambista tem dezenove discos de ouro. Ela trouxe para o samba uma nova maneira de cantar, sua voz e simpatia caíram no gosto do mundo todo.

Alcione é dona dos sucessos como “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, “Você me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano”, “A Loba”, entre outros. Ela entrega ao público um samba canção com muito molho e letras que, para quem está em um relacionamento, fazem chorar.

Já Iza chegou ao sucesso com seu “Pesadão”, hit que conta com a participação de Marcelo Falcão, e logo ganhou o Brasil. A voz grave de Iza é a atual revelação da música brasileira. Isabela Cristina Correia de Lima começou sua carreira subindo vídeos no Youtube. Ela cantava músicas de Beyoncé, Rihanna,  Sam Smith, entre outros artistas, porém sua carreira começou a decolar mesmo em 2017. E de lá pra cá a cantora não parou de lançar clipes de sucesso, como ” Esse Brilho é Meu”, “Ginga”, “Dona de Mim”,  “Brisa” e agora o recém-lançado “Meu Talismã”.

Jessie J

A cantora pop Jessie J, que subiu ao palco pela primeira vez aos 11 anos de idade, entrega toda a sua profundidade musical e potencial vocal aos brasileiros também no domingo (29). Ela que já se apresentou no Palco Mundo aqui no Brasil e 2013, agora retorna trazendo seus hits e um novo repertório, desta vez no palco Sunset.

Jessie J.
Jessie J – Crédito da Foto: divulgação/Facebook

Palco Mundo

Ivete Sangalo

A Bahia e o Brasil serão representada por Ivete Sangalo. A cantora dispensa comentários, é sem dúvida o Pib do axé music. Ivete Sangalo já vendeu mais de 18 milhões de cópias, recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e Shorty Awards, e realiza uma média de 10 shows por mês (eleitos em 2015, 2016 e 2017 como “Melhor Show”, no Prêmio Jovem Brasileiro). Ivete é veterana de Rock in Rio, a baiana já se apresentou em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 no festival, contando com Rio e em Lisboa, e agora prepara um show especial para a próxima edição do evento.

Rock in Rio #3: a música e público ecléticos na Cidade do Rock
Ivete Sangalo – Crédito da foto: Divulgação/Facebook

Bon Jovi

No Palco Mundo, Bon Jovi desfilará seu repertório de grande sucessos como ” It´s My Life”, “Always” e “Livin’ On A Prayer”. John Francis Bongiovi Jr, mais conhecido como John Bom Jovi, é um instrumentista e cantor ícone do hard rock. Ele é vocalista e proprietário da banda Bon Jovi. A atual formação da banda Bom Jovi é Phil X  (guitarra solo e backing vocals), Hugh McDonald  (baixo e backing vocals), Tico Torres ( bateria e percussão) e David Bryan( teclados e backing vocals), além é claro do próprio Bon Jovi.

Dave Matthews Band

Donos de 100 milhões de ingressos vendidos para shows, um total combinado de 91 milhões de CDs e DVDs vendidos e vários prêmios, incluindo um Grammy conquistado em 1996, Dave Matthews Band também é parte da grade de programação do terceiro dia do Rock in Rio.

Atualmente sete músicos compõe o grupo, são eles: David Matthews, o vocalista, guitarrista e violonista; Stefan Lessard, baixista; Carter Beauford, baterista, percussionista e vocal; Rashawn Ross, trompetista; Jeff Coffin, saxofonista;Tim Reynolds, guitarra; e Buddy Strong, no teclado. Ufa, é um time de peso que sem dúvida vai quebrar tudo no Palco Mundo.

Rock in Rio #3: a música e público ecléticos na Cidade do Rock
David Matthews – Crédito da foto: Rodrigo Simas

Goo Goo Dolls

Também conhecidos mundialmente pelo hit “Iris”, entre outros, a banda Goo Goo Dolls aterrissa no coração do Brasil para apresentação única dentro do festival Rock in Rio. Os novaiorquinos Johnny Rzeznik (guitarra e vocal),  Robby Takac (baixo e vocal) e George Tutuska (baterista), se reuniram na década de 80 para fazer rock e emplacaram diversos sucessos.

Johnny Rzeznik e Robby Takac foram os únicos da formação original da banda que permanecem até hoje. Atualmente também fazem parte da turnê do grupo os músico: Brad Fernquist, na guitarra e bandolim e backing vocals; Craig Macintyre, na bateria e percussão. e Jim McGorman, no teclado, guitarra e backing vocals. Essa será a formação da banda que fará a apresentação no Rio de Janeiro.

Goo Goo Dolls.
Goo Goo Dolls – Crédito da foto: Facebook

Confira abaixo as atrações dos outros palcos do Rock in Rio, no dia 29/09/2019

Palco New Dance Order
VINTAGE CULTURE
ILLUSIONIZE
BHASKAR
BRUNO BE
DASHDOT FEAT. ASHIBAH
VOLKODER
JØRD
EVOKINGS

Espaço Rock Street Asia

WADAIKO SHO
NINE TREASURES
DAKHABRAKHA
EQUIPE CHIU PING LOK

BOLLYWOOD BRAZIL

Rock District (Distrito do Rock)

ROCK STREET BAND
TRITONY VIOLIN TRIO
FLAUSINO E SIDERAL CANTAM CAZUZA
THIAGO FRAGOSO
VOICE IN

CIA. NÓS DA DANÇA

Espaço Favela

NÓS DO MORRO
BK`
MALÍA

DUDU DE MORRO AGUDO

Hinghway Stage

OS CARAS & CAROL
JP BONFÁ

CASH CRASH

Palco Supernova

GABRIEL ELIAS
3030
LALI
DVICIO

JADE BARALDO

Arenas

NAVE
FUERZA BRUTA
GAMEPLAY ARENA

Especial Rock in Rio

Para você que não quer perder nenhum detalhe da edição 2019 do Rock in Rio, o Mais Minas tem preparado um série de matérias especiais, além de podcasts sobre o evento. Nas produções é possível saber tudo sobre os artistas que irão se apresentar em cada dia de festival. Para ver, basta clicar nos links abaixo. Os podcasts estão disponíveis no perfil do Mais Minas no Spotify.

Rock in Rio #1: conheça as principais atrações do 1º dia

Rock in Rio #2 – o segundo dia traz o rock alternativo  

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: