Take a fresh look at your lifestyle.

Assembleia Legislativa de MG Homenageia a AMIG Pelo Reajuste do CFEM

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na sexta-feira (15/12), uma solenidade de entrega de diplomas com votos de congratulações com a Associação dos Municípios Mineradoras (AMIG) pela conquista histórica da Medida Provisória (MP) 789, de 2017, que aumenta para até 3,5% as alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

Diversas autoridades, que têm lutado ao longo dos anos por essa conquista, foram homenageadas, entre as quais, o ex-presidente da AMIG, Celso Cota. O presidente da comissão e autor do requerimento para a reunião, deputado João Vítor Xavier, disse que a sanção da MP é uma conquista dos mineiros. “A luta vem de duas décadas. Ninguém é contra a mineração, mas entendo que as cidades devem ser mais bem recompensadas, e a nova alíquota da Cfem pode gerar quase R$ 800 milhões por ano para os municípios mineradores”, afirmou o parlamentar.

O deputado Thiago Cota fez coro ao colega e disse que o esforço dos prefeitos e parlamentares deve ser valorizado. “Recordo bem de várias reuniões e palestras em que o prefeito Celso Cota esteve presente, inclusive organizando caravanas com vários prefeitos e vereadores dos municípios mineradores na luta pelo aumento da alíquota do Cfem”, disse o deputado.

O prefeito Celso Cota, após receber a homenagem, disse se sentir realizado e orgulhoso com a aprovação da alíquota e dividiu os méritos com todos aqueles que lutaram por essa conquista. “O aumento do Cfem significará mais saúde, segurança, educação e qualidade de vida para o nosso o povo e para nossa gente,” afirmou o ex-presidente.

A cerimônia contou com a presença de dezenas de prefeitos dos municípios mineradores e parlamentares de Minas Gerais e do Pará.

Leia Também: Mineradora Samarco Consegue Primeiras Licenças Ambientais

Close