Contratado em Abril de 2023 junto ao Mallorca, Rodrigo Battaglia rapidamente conquistou o coração da massa atleticana e de Felipão, se tornando um dos jogadores mais importantes do elenco do Galo na temporada.
Após a saída de Jair no início do ano, o Atlético sentiu muito a falta de um volante com mais pegada na marcação e um vigor físico para dar sustentação ao sistema defensivo. Logo na primeira partida temporada, contra a Caldense, ainda sob comando de Eduardo Coudet, o Atlético utilizou 2 volantes com características mais ofensivas, com qualidade no passe e boa saída de jogo: Allan e Edenílson.
Ao longo do estadual, entretanto, sentia-se muito a carência de um volante com as características de um típico camisa 5, combativo e que dê liberdade aos meias. Chacho Coudet indicou a contração de Battaglia, vindo do futebol espanhol. Logo na primeira semana em BH, na decisão do estadual diante do América, Battaglia estreou com a camisa alvinegra aos 6 minutos do segundo tempo, no lugar de Igor Gomes, para suprir a saída de Otávio, expulso no minuto anterior. Desde então Battaglia foi, aos poucos, conquistando seu espaço com a camisa do Galo.
Números com a camisa atleticana
Battaglia começou a ganhar minutagem com Eduardo Coudet, no início da temporada, mas ainda brigava por posição com Edenílson, Patrick e Otávio. Com a saída de Chacho e a contratação de Felipão, Rodrigo Battaglia se tornou um pilar do sistema defensivo atleticano, se tornando o capitão da equipe e intocável no time de Scolari.
Até o momento, foram 31 jogos com a camisa do Galo, com 1 gol e 1 assistência. Mas neste caso, os números pouco importam. Battaglia se tornou um jogador fundamental ao esquema tático de Felipão por conta de sua contribuição defensiva, estando presente em todas as zonas do meio campo dando combate e distribuindo o jogo para o setor de criação.
Pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 21 do Galo atuou por 19 partidas, sendo 17 começando entre os titulares.
Rodrigo Battaglia se declarou ao clube na última semana, em entrevista coletiva, dizendo que chegou ao clube no momento certo, sendo um grande passo para a sua carreira:
Eu estou muito feliz de estar aqui. Penso que foi um passo em frente na minha carreira. Eu estou agradecido pelo carinho que recebo no dia a dia, do torcedor, aqui dentro do clube. Só quero seguir trabalhando, seguir melhorando e só pensar em conseguir títulos aqui com o Galo.
Desempenho contra o Botafogo
Na vitória contra o Botafogo, no último sábado, Battaglia atuou durante os 90 minutos, sendo um pilar para o Galo no combate à boa linha de frente do alvinegro carioca. Em mais uma boa partida, o volante argentino foi peça chave para anular grandes nomes do Botafogo na temporada, como o meio campista Eduardo, o cerébro do time de Bruno Lage.
Ao todo, Battaglia teve 84% de aproveitamento nos passes, acertando 31 dos 37 que buscou na partida. Venceu duelos na bola aérea, realizou desarmes e foi, novamente, fundamental na segunda vitória atleticana em sua casa, a Arena MRV.