Menu

Aniversários Mercado Central e Mineirão: décadas de histórias

06/09/2019 às 15:00
Tempo de leitura
6 min

Neste mês, o Mercado Central de Belo Horizonte, eleito em 2016 pela revista de bordo TAM nas Nuvens um dos melhores mercados do mundo, completa seus 90 anos de existência. Juntamente com o mercado, o quinto maior estádio do Brasil, o Mineirão, também faz aniversário, completando 54 anos de muita história, jogos, eventos de sucesso e muito orgulho. Deste modo, os dois gigantes de BH se uniram para realizar um grande evento no estádio, no sábado, dia 14 de setembro.

O Mercado será reproduzido na esplanada do Mineirão, que será transformado em uma cidade cinematográfica. O evento contará com comidas típicas do Mercado Central, shows diversos, atrações e espaços de recreação, espaços pets e kids e um ambiente agradável para reunir toda a família. Sendo assim, a comemoração pretende ser uma grande festa para abranger todos os públicos.

Cultura mineira

A festa vai durar cerca de 14 horas e o público poderá comprar pratos típicos de Minas, artesanatos e todo tipo de produtos diversos que o Mercado Central oferece. Além dos deliciosos pratos, a festa também terá a maior chapa de fígado com jiló do mundo, gastronomia de boteco, histórias, experiências e muitos outros traços da cultura popular mineira. A ideia é levar até o Mineirão a experiência que o Mercado Central oferece, através de temperos, aromas, cores e sabores. Deste modo, os dois espaços, que já contam com um público fiel, poderão alcançar também novos públicos em um evento inédito.

Ingressos e atrações

O evento vai de 10h às 23h30 e a entrada é gratuita das 10h às 14h. Após isso, o valor do ingresso é de R$50, disponível a venda para entrada a qualquer horário, e pode ser adquirido no site do Nenety Eventos.

Confira as atrações:

  • Beto & Breno – 17h
  • Sideral – 19h
  • Alexandre Pires – 21h

Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é um estádio de futebol localizado em Belo Horizonte, capital mineira. Também chamado de “Toca da Raposa 3” pelos torcedores do Cruzeiro, o Mineirão foi inaugurado em 1965 e é o quinto maior estádio do país. O estádio sedia eventos gigantescos e é palco de muitos acontecimentos importantes da história do futebol. Já sediou cinco finais da Copa Libertadores, uma Copa Intercontinental e foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

O Mineirão também ficou marcado por outro evento histórico que dificilmente o brasileiro esquecerá: a maior derrota da Seleção Brasileira de Futebol, uma goleada de 7 x 1 da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014. O evento ficou conhecido como “mineiraço”.

Aniversários

Área interna do estádio – Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial

O estádio faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, no ano de 1942. O início das obras de construção do estádio ocorreu em 1960, em terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na região da Pampulha. Em 1965, aconteceu o primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro, e uma briga generalizada interrompeu a partida, vencida pelo Cruzeiro, por 1 a 0.

Em 1983 o estádio foi palco de uma das maiores bandas de rock da história, a banda Kiss. Em 2013, Elton John realizou seu primeiro grande show internacional, no gramado do estádio, e no mesmo ano, o beatle Paul Mc Cartney se apresentou pela primeira vez em Belo Horizonte. Além disso, há inúmeros outros eventos, que compõem uma lista infinita de tudo que já foi realizado no estádio.

Já em 2016, o local passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade após decisão de membros da Unesco em Istambul, na Turquia.

Aniversários Mercado Central e Mineirão: décadas de histórias

Esplanada do Mineirão – Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial

Mercado Central

O famoso Mercado nasceu no dia 7 de setembro de 1929, unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito da época, Cristiano Machado, reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

Aniversários Mercado Central e Mineirão: décadas de histórias

O Mercado Central era antigamente descoberto – Crédito da foto: Mercado Central de BH/Divulgação

A partir daí, o mercado veio se destacando e tendo cada vez mais movimento e atividades intensas. Com a participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado amplia suas atividades, expande seus negócios e se transforma em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.

Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar. O local também é ponto de encontro de casais, famílias e amigos. Fica a dica: levar o pretendente para comer um pastel decorado no local e beber uma cerveja gelada é uma ótima opção.

O Mercado também possui os mais diversos serviços, e tudo com acesso especial para locomoção, elevadores de acesso e cadeiras de rodas. Deste modo, o Mercado Central é um espaço único, que coleciona temperos, aromas, sabores, crenças, histórias e cores. Todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e personalidade ao Mercado. Vale a pena conhecer.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/11/2021 às 20:54