Menu

Após reforma, Casa da Cultura de Betim reabre as portas nesta quarta-feira, 20/11

19/11/2019 às 21:45
Tempo de leitura
3 min

A solenidade para celebrar a reabertura da Casa da Cultura Josephina Bento, principal cartão-postal da cidade, será na próxima quarta, dia 20, às 19h. Haverá apresentações artísticas com o grupo Ritmos e Danças e o Coral infantojuvenil da Funarbe. As comemorações seguem na quinta, 21, com teatro infantil, às 14h e apresentação do Ballet da Funarbe às 19h. O Ballet também se apresentará na sexta, 22, às 19h.

Em maio deste ano, mês em que a Casa da Cultura completou 32 anos, ela fechou as suas portas para receber uma grande reforma, viabilizada através de uma parceria entre a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim – ECOS e a Fundação Artístico Cultura de Betim – Funarbe, com investimento de cerca de R$250 mil. As intervenções incluíram a implantação de um projeto de iluminação externa e interna do prédio, a reestruturação do telhado e instalação de um  sistema elétrico, mais moderno e econômico. Vale dizer que a parte elétrica ainda era mesma desde a inauguração da Casa.

Também foram feitas intervenções para garantir a acessibilidade do prédio, como a instalação de um elevador e a implantação de rampas. A última vez que o prédio passou por reparos foi há quase uma década.

O presidente da Funarbe, Dudu Braga, ressalta que a preservação da memória contribui para o desenvolvimento local e a Casa da Cultura é um grande espaço de conservação da memória betinense. “Mas a grande novidade é que essa reforma deixará tanto o prédio, quanto o quintal da Casa da Cultura completamente acessível a todos, inclusive aos cadeirantes e às pessoas com mobilidade reduzida”, adiantou.

O maior festival de Betim está de volta

A última edição do ano do Degusta-me será no próximo dia 23 e marcará a reabertura da Casa da Cultura, que esteve fechada durante um período de reformas. Sobem ao palco Celso Moretti, Banda Garage, Grupo Raça Brasileira e Kalango, com tributo ao Rappa, e participação do Lucinho da banda L6.

Os artistas betinenses prometem muita animação para a tarde de sábado. O público também vai poder experimentar cervejas artesanais de 10 marcas betinenses (Jairo’s, Monte Olimpo, Samuka, Puro Malte, Trinca Malte, Ventura, Quatro Elementos, Capela, Magbeer e Kraft). Os ingressos já estão sendo trocados na sede da Funarbe, das 9 às 17h, por 2 Kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá.

“Nada melhor para marcar a reabertura da Casa da Cultura, nosso patrimônio cultural,  do que shows de artistas betinenses dos mais variados estilos. A Funarbe preza sempre em valorizar a cultura da nossa cidade e o trabalho dos nossos artistas que é de muito profissionalismo e qualidade e merecem nosso respeito, admiração e apoio”, afirmou Dudu Braga.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/10/2021 às 20:12