Menu

Igreja de Bento Rodrigues é tombada pelo IEPHA de Minas Gerais

25/09/2018 às 14:22
Tempo de leitura
2 min

Mariana comemora mais um grande avanço na preservação de sua história. Isso porque o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) aprovou no dia 18 de setembro, por unanimidade, o tombamento da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Bento Rodrigues.

Com a aprovação do dossiê de tombamento pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), presidido pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, o templo passa a contar com a proteção da instituição estadual e será alvo de outras salvaguardas por parte do governo de Minas. “Felizes, ficamos extremamente felizes com essa notícia. A igreja já era tombada pelo município desde 2016 e queríamos muito que o Estado reconhecesse a importância desse monumento que tem um significado especial para a comunidade”, destaca o prefeito Duarte Júnior.

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês é do século XVIII e resistiu ao rompimento da Barragem do Fundão, em 2015, por estar localizada em um plano mais alto do distrito. A edificação é um belo exemplar da arquitetura colonial, rica em detalhes, tanto na sua fachada autêntica e preservada, quanto também no seu interior ornado com detalhes em madeira entalhada e policromada. O seu piso em pedra lavrada, cantaria, se destaca pela originalidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:37