Menu

Criado-mudo: aquele toque especial na decoração do seu quarto

07/03/2020 às 17:40
Tempo de leitura
5 min

Decorações de quartos, quando bem elaboradas, costumam apresentar inúmeros detalhes encantadores. E, às vezes, é até difícil determinar no cenário qual o ponto focal principal.

Peças como criado-mudo, em especial, podem ser colocadas em destaque nas propostas – inclusive com a ideia de ressaltar a área livre para a cama, o móvel funcional mais importante do ambiente.

Agora, ficam algumas perguntas.

Primeiro qual a real importância dos criados-mudos para as decorações de quartos?

Será que, de fato, eles são necessários no layout da planta?

E como o seu design pode ser destacado em meio a uma ambientação tão cheia de detalhes?

Pois são estes e outros questionamentos que iremos abordar neste texto a seguir!

Crédito da foto: Tetriz Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Práticos e extremamente úteis: assim são os criados-mudos

Sabe-se que as camas seriam as peças mobiliárias mais importantes para o funcionamento dos quartos. Seguida delas, vêm os guarda-roupas – com a função de abrigar os pertences pessoais que se deseja guardar no local.

Agora, também existem muitas outras peças que podem fazer parte das decorações idealizadas para este tipo de ambiente; e nesta lista entra também o criado-mudo!

Crédito da foto: Espaço do Traço Arquitetura/Viva Decora

Criados-mudos podem apresentar muitos designs diferentes. Agora, independente disso, sempre irão ser utilizados do mesmo modo em decorações de quarto, e ficando preferencialmente ao lado da cama.

No caso, são peças que servem de apoio a certos objetos ‘estético-funcionais’, como abajures; e também a itens pessoais que são retirados do corpo ou procurados pela pessoa no momento de se deitar, como remédios e óculos.

Não é, então, à toa que os criados-mudos receberam este nome. É porque eles, de fato, dão mesmo assistência às pessoas que habitam os quartos. Mas eles também teriam outras funções nas decorações, como delimitar o espaço onde será colocada a cama – assim como dito antes.

Por isso, podem ou não serem até mesmo “abraçados” pelas cabeceiras, enfatizando o modelo de layout adotado para estes ambientes.

Crédito da foto: Espaço do Traço Arquitetura/Viva Decora

Quais os modelos de criado-mudo mais comuns vistos em decorações de quartos?

O criado-mudo tradicional – como visto há muito tempo na história da arquitetura e do design de interiores – possui pequenas dimensões, um tampo e algumas gavetas. Em geral, devido à sua função, nunca ultrapassa a altura do colchão da cama.

E comumente apresenta profundidade aproximada de 40 cm. Mas isto não quer dizer que, em projetos contemporâneos, ele não possa assumir outros tamanhos e outras formas também.

Bem, criado-mudo de quarto pode ser estreito ou comprido, dependendo da área livre disponível no ambiente. Ele também pode apresentar linhas retas, sendo mais quadrado ou retangular. Apresentar um tampo arredondado – em forma de mesinha lateral ou barril. E nem mesmo precisa ter necessariamente gavetas.

Crédito da foto: Máira Ritter/Viva Decora

Em alguns casos, o criado-mudo utilizado na ambientação de um quarto apresenta nichos abertos, e estes podem ser preenchidos com cestos decorativos.

Tem criado que é apoiado direto no chão e aqueles que são fixos à parede ou cabeceira da cama – formando um conjunto. Criado com traços simples ou bem criativos, fugindo do padrão. E ainda criado com revestimentos variados, aplicações e mais.

Crédito da foto: Érica Salguero/Viva Decora

Crédito da foto: Renata Tolentino Arquitetura/Viva Decora

Como destacar um conjunto de criado-mudo na decoração de um quarto?

É possível destacar um criado-mudo na decoração de um quarto de diversas formas. Uma delas é escolhendo uma peça em cor ou textura diferente do restante do cenário.

Por exemplo, um móvel em tonalidades mais vivas ou contrastantes com os elementos ao redor. Também não se pode esquecer-se dos criados com acabamento espelhado, que podem criar efeitos visuais realmente bem interessantes.

Crédito da foto: Grace Srulzon arquitetura e interiores/Viva Decora

Crédito da foto Patricia Kolanian Pasquini; e Belluzzo Martinhão/Viva Decora

Outros detalhes também fariam um criado-mudo de quarto ficar em destaque na decoração, como os puxadores de gavetas. Ou, ainda, todos os objetos ornamentais colocados sobre ele.

Para começar, os próprios abajures; pequenos arranjos e esculturas; livros; porta-retratos; e caixinhas decorativas. Por fim, o pano de fundo atrás do móvel – como uma parede revestida de papel estampado.

Ficam aqui, portanto, estas sugestões de como destacar criados-mudos na decoração de quartos. Use seu bom gosto e criatividade e cria suas próprias ideias!

Estas dicas de decoração de quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.