The news is by your side.

Arquitetura de interiores: mude o visual da sua cozinha usando pastilhas

As pastilhas já são velhas conhecidas dos arquitetos, usadas na decoração de fachadas; e, agora, são empregadas na decoração de cozinhas.

Na hora de reformar a casa, a cozinha é um dos ambientes no qual as pessoas deveriam focar mais a atenção. Todo o pequeno detalhe, até mesmo decorativo, deve ser previamente pensado para evitar dores de cabeça.

Isso porque se trata de uma área complexa, com muitas instalações. Imagina errar no revestimento de parede, por exemplo, e precisar repetir a reforma. Nem pensar, não é mesmo?

Bender Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/82607/cozinha-planejada-com-pastilha-de-vidro-roxo

Existe um material muito versátil que tem resolvido o problema dos proprietários de imóveis, o pastilhado. Ele não é nenhuma novidade para quem lida com construção civil.

Desde os anos 50, já era utilizado para cobrir áreas externas de edifícios. Mas, atualmente, a moda é empregá-lo nos interiores; realçando a decoração de uma casa e realizando mudanças pontuais, sem precisar estender as reformas.

Maíra Marchió –  https://www.vivadecora.com.br/foto/163728/pastilhas-brancas e Renata Matos – https://www.vivadecora.com.br/foto/92855/pastilhas-cinza

Parece que as pastilhas, então, são uma forte tendência em arquitetura e design. Só que antes de você sair comprando as peças para decorar sua cozinha, confira as dicas e imagens a seguir – quem sabe não terá ideias ainda melhores!

Meyer Cortez Arquitetura & Design – https://www.vivadecora.com.br/foto/83948/cozinha-planejada-com-pastilhas

As vantagens e desvantagens das pastilhas para a decoração de cozinhas

As pastilhas podem ser vistas sendo empregadas em propostas de decoração de cozinhas. Será que elas são mesmo vantajosas? Bem, elas são tão impermeáveis quanto às placas de azulejo comum.

Porém, não são tão práticas de serem instaladas – nem todos os pedreiros conseguem fazer sem errar. Também possuem muitas juntas, o que pode dificultar a limpeza do ambiente.

Em contrapartida, as pastilhas são capazes de deixar as cozinhas visualmente mais aconchegantes, alegres e, ao mesmo tempo, elegantes. Como existem muitas opções diferentes no mercado, com cores, formatos e materiais diferentes – como cerâmica, vidro ou porcelana –, combinam com quase todo tipo de decoração.

Espaço do Traço Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/169835/armarios-bege-e-pia-revestida-com-pastilhas

Uma grande novidade dos fabricantes, nos últimos anos, foi a pastilha adesivada. Ela é feita de resina de poliuretano com adesivo de alta performance, resistente ao calor e umidade. Pode ser aplicada sobre MDF, cerâmica, vidro, metal e mais. É perfeita para quem quer uma forma simples e prática de inovar a decoração de uma cozinha antiga, mas sem passar pelo estresse de uma obra.

Melissa Bulla Baron – https://www.vivadecora.com.br/foto/156967/pastilhas-marrom-e-armarios-de-madeira

Quais os tipos de pastilhas disponíveis no mercado

Como se pôde perceber, nas lojas especializadas em construção e reforma de edificações existe pastilha de muitos tipos diferentes à venda. Atualmente, os modelos mais procurados pelos consumidores são os em cores neutras. Com eles é possível criar um cenário discreto e alegre, combinando muito bem com móveis tanto claros quanto escuros.

Iara Kilaris – https://www.vivadecora.com.br/foto/177042/cozinha-branca-e-cinza e Mauricio Karam – https://www.vivadecora.com.br/foto/66632/cozinha-com-pastilha-cinza

As pastilhas brancas são as clássicas, com visual limpo e elegante. Também tem as pretas, que têm sido empregadas em cozinhas contrastando com portas de armários e combinando com as bancadas.

Lucio Nocito – https://www.vivadecora.com.br/foto/93511/pastilhas-marrom

E as cinzas, espelhadas ou em inox, combinam com ambientes mais modernos e minimalistas – somadas a eletrodomésticos no mesmo tom dão um ar bem high tech ao espaço.

Renata Basques – https://www.vivadecora.com.br/foto/88746/cozinha-americana-com-pastilha-preta e Go Up Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/158587/cozinha-com-pastilhas-hexagonais-escuras

Quem é mais ousado pode optar pelas pastilhas coloridas ou estampadas. Dependendo da combinação feita na decoração da casa, elas também são capazes de trazer conforto visual.

O conjunto pode vir com peças em formato redondo, quadrado ou retangular, monocromáticas ou mescladas com transparências, tanto faz. Qualquer que seja a sua escolha vai garantir muito charme e beleza à cozinha!

Fabiana Rosello – https://www.vivadecora.com.br/foto/94596/armarios-e-pastilhas-azul

Como aplicar pastilhas na decoração das cozinhas

Com essa enorme variedade de pastilhas no mercado, é impossível a pessoa não encontrar uma opção que se adapte ao gosto da família e a proposta decorativa. O importante mesmo é tomar todos os cuidados na hora da aplicação do material na parede. Acertar o rejunte é fundamental. Outras questões são supérfluas.

Sandra Sanches – https://www.vivadecora.com.br/foto/94719/cozinha-americana-com-pastilha-vermelha

Não complique em sua escolha. Abra a mente e se divirta escolhendo como quer as pastilhas na cozinha. Que tal combiná-las com o piso? Ou quem sabe com os armários e balcões? Prefere colocar num ponto específico, fazer uma faixa ou cobrir toda a extensão do local?

Juliana Pippi – https://www.vivadecora.com.br/foto/26492/lavanderia-com-pastilhas-verdes e Diego Revollo https://www.vivadecora.com.br/foto/5993/pastilha-verde

Considere a área a ser instalado o material. Nas zonas mais próximas do fogão pode haver uma concentração maior de gordura.

Já próximo da torneira da pia pode ficar uma mancha de umidade nas juntas difícil de retirar, o que exigirá uma limpeza pesada mais constante. Isso seria um problema para você?

Como você viu, existem diversas maneiras de renovar a cozinha usando pastilhas. Não tenha medo, use a criatividade e deixe a cozinha com a sua cara!

Estas dicas de decoração de cozinhas com pastilhas foram criadas pela equipe Viva Decora.