Menu

De acordo com bloco, carnaval de rua de Belo Horizonte está ameaçado de não acontecer

17/02/2020 às 11:56
Tempo de leitura
3 min

Durante o final de semana alguns blocos de rua de Belo Horizonte tiveram seus carros de som e documentos dos veículos apreendidos pela Polícia Militar. De acordo com os militares, o tipo de veículo não poderia transportar as bandas.

Em nota postada pelo Bloco Juventude Bronzeada, foi divulgado que a partir desta ação, o carnaval de rua de Belo Horizonte pode estar ameaçado caso a PM barre os carros de som da folia. Além disso, a nota afirma que os blocos de rua seguem todos os requisitos de regulamentação.

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL BLOCOS DE CARNAVAL

O carnaval de rua está ameaçado de não acontecer !

No último fim de semana alguns blocos foram surpreendidos pela PMMG, apreendendo os carros de som utilizados por anos. Nos cortejos do Abre-te Sésamo, Asa de Banana e Me Beija que Sou Pagodeiro, a PMMG alegou que aquele tipo de veiculo não pode transportar a banda.

Na apresentação do bloco Abre-te Sésamo, os músicos estavam com wireless e fizeram o cortejo no chão. Com muito custo negociaram de manter o regente no trio.

No cortejo do bloco Asa de Banana, apreenderam o documento do carro no início do cortejo e no final apreenderam o veículo.

No cortejo do bloco Me Beija Que Eu Ou Pagodeiro, emitiram uma multa no início do cortejo e apreenderam o documento do carro. No final do cortejo levaram o carro de som tb.

Por anos entendemos que esse tipo de veículo é a melhor opção para alguns blocos, pois além de serem menores do que os trios elétricos, o formato é mais adequado. Os trios elétricos tradicionais, como os utilizados em Salvador, jogam o som para os lados, para atender aos camarotes. Porém, o carnaval de rua de Belo Horizonte não tem camarotes e o público anda na frente e atras, por isso, esses veículos que a maioria dos blocos o utilizam.

Os blocos de rua seguem todos os requisitos de regulamentação dos carros de som, segurança, brigadista, documentação, mas infelizmente esse ano a PMMG resolveu que a festa não deve acontecer, pois, sem carro de som, como os blocos irão desfilar?

O carnaval de 2020 está sendo construído e discutido com os diversos órgãos públicos desde setembro do ano passado. Em nenhum momento nenhum dos órgãos públicos envolvidos exigiu o tipo de documentação que está sendo exigida agora , surpreendendo os blocos já no período carnavalesco.

Blocos que assinam a nota:

– Garotas Solteiras
– Pisa na Fulô
– Daquele Jeito
– Juventude Bronzeada
– Tchanzinho Zona Norte
– Unidos do Samba Queixinho
– A Roda
– Alô Abacaxi
– Seu Vizinho
– Haja
– Asa de Banana
– Abre-te Sésamo
– Me Beija que eu Sou pagodeiro
– Truck do Desejo
– Angola Janga

Leia também: Shows do carnaval são cancelados em Muriaé; verba irá atender vítimas das chuvas