The news is by your side.

União Recreativa de Cachoeira do Campo traz representatividade fora do eixo no carnaval de Ouro Preto


A União Recreativa de Cachoeira do Campo é uma escola de samba fundada em 6 de setembro de 2014, com o objetivo de ter uma entidade recreativa que pudesse representar o distrito em Ouro Preto, divulgando-o na Praça Tiradentes em um dos principais eventos culturais da cidade, que é o carnaval.
Já no carnaval de 2015, a União Recreativa de Cachoeira do Campo teve seu primeiro desfile, se apresentando apenas com a bateria. Com o passar dos anos, foram criadas as alas, o símbolo da escola, que é a fênix, e em 2019 tiveram seu desfile completo na Praça Tiradentes no carnaval.
Sobre o crescimento da escola, o presidente e fundador, Márcio Sávio Bretas conta como a União Recreativa tem agrupado pessoas para o carnaval.
“As pessoas estão chegando aos poucos, porque a escola ainda é muito nova e, como Cachoeira do Campo tem vários blocos também que saem, às vezes, no dia do desfile, eles já têm esse compromisso. Então o pessoal está chegando de leve, aos poucos, mas todo mundo tem nos apoiado. Temos saído com uma média de 60 pessoas, então entra pessoas, sai, é meio que um rodízio, e temos seis membros da diretoria”, conta o presidente.

Funcionamento

União Recreativa de Cachoeira do Campo é a escola fora do eixo de Ouro Preto
Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas

A escola ensaia nos finais de semana que antecedem o carnaval, pois, em dias de semana, as pessoas têm seus compromissos com trabalho, estudo e etc. E, após o carnaval, Márcio conta que há um hiato nas atividades da escola. “Sendo sincero, durante o ano a gente trabalha muito pouco. Quando chega em outubro que damos o pontapé inicial nas atividades da escola. Entre meio de março até setembro nós ficamos, praticamente, parados”, comenta o presidente.
Quanto ao tema, não há um membro fixo que determina o que será abordado nas alegorias da escola, é uma decisão tida em conjunto. Para o carnaval deste ano, a União Recreativa de Cachoeira do Campo irá abordar algo que, segundo eles, está em falta dentro da sociedade brasileira dos dias de hoje.
“Como a gente está em um período de muitos problemas no país e no mundo, nós tivemos a ideia de criar um carnaval pela paz. Então nós vamos estar desfilando levando uma mensagem de um carnaval pela paz, porque a gente está precisando muito”, conta Márcio.

Carnaval de Ouro Preto

União Recreativa de Cachoeira do Campo é a escola fora do eixo de Ouro Preto
Crédito da foto: Ane Souza / PMOP

Sobre o carnaval ouro-pretano, Márcio diz que não se incomoda com os blocos privados e que é até algo positivo, pois traz variedade e se torna atrativo para todo tipo de público. “O carnaval de Ouro Preto é muito bacana, porque as pessoas podem participar do que quiser lá, tem de tudo”, disse Márcio.
Entretanto, o valor das escolas de samba, em Ouro Preto, é algo que atravessa décadas e, além de uma tradição, é algo que se tornou intrínseco na vida das pessoas.
“As escolas não deixam por menos, porque elas fazem a parte delas, que é uma tradição de vários anos. E o papel delas é importante, porque traz as comunidades para participarem e isso é importante. Eu vejo que o samba traz os jovens, acho que é uma arte sendo levada à vida deles, e também, acaba sendo algo que ajuda muito na educação e isso faz com que contribua bastante para a sociedade como um todo”, comenta o presidente da União Recreativa de Cachoeira do Campo.
Porém, claro, um carnaval em específico ficou na memória de Márcio, por toda a batalha e garra com a União para desfilar na Praça Tiradentes e levar o nome de Cachoeira do Campo para todos verem.
“Todos os carnavais foram importantes para mim, mas o que me marcou muito foi o primeiro que nossa escola participou. Nós fundamos em setembro e todo mundo participando, correu atrás, arrumando instrumento e tudo mais, e nós conseguimos desfilar em 2015. Então, com pouco tempo para fundar a escola, organizar e colocar ela para desfilar, conseguir desfilar naquele primeiro ano de carnaval da escola foi muito importante. Lá nós vimos que se a gente quer alguma coisa, a gente consegue”, conta Márcio.

Representatividade

União Recreativa de Cachoeira do Campo é a escola fora do eixo de Ouro Preto
Márcio Bretas, presidente da União Recreativa de Cachoeira do Campo. Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas

Pelo fato da União ser de um distrito, o trabalho para a logística do desfile é uma preocupação a mais para a escola de samba. Ter os horários bem definidos, organização para o transporte das alegorias e o esforço de levar tudo para a sede, é algo que somente a agremiação de Cachoeira do Campo vive. Mas isso não tira a felicidade das pessoas de estarem desfilando na praça.
“Eu acho que o importante mesmo para a gente é que conseguimos montar a escola e levar a entidade para representar Cachoeira na Praça. Então, no momento em que nós desfilamos lá é muito emocionante, porque sabemos que é um trabalho complicado, mas na hora é muito gostoso, recupera todo o estresse do trabalho para estar lá. E sempre procuramos fazer melhor dentro da nossa realidade. Somos uma escola com pouca estrutura, tem pouco tempo de existência, então aos poucos a gente vai colocando tudo no lugar e o importante é participar e dar o melhor”, comenta o presidente da União.
Mas, como é uma competição, a União não quer ficar fora da disputa e acredita que, mesmo com todas as adversidades, podem sim desfilar e lutar de igual para igual com todas as outras agremiações, porém, com todo o respeito à todas elas. A escola de samba União Recreativa de Cachoeira de Campo não só participa, mas representa, e muito, sua comunidade.
Veja também: O retorno da Grêmio Recreativo Imperial de Ouro Preto mostra a força das escolas de samba no carnaval 2020