Menu

Carnaval de Mariana traz programação para a família e concurso de fantasias neste domingo (23)

23/02/2020 às 17:42
Tempo de leitura
4 min

O carnaval infantil tomou conta das ruas da cidade de Mariana neste domingo (23). Com muitas fantasias, a Primaz de Minas recebeu foliões de diversos locais do centro do estado. Além disso, um concurso de fantasias infantis do “Carnavalzim”, um projeto feito na Praça da Sé pelo grupo entidade cultural Osquindô.

Essa não é a primeira vez que acontece o concurso no carnaval de Mariana. Como o usual, a competição da Osquindô possui três categorias para que quiser participar da brincadeira.

“Nosso trabalho é focado nas brincadeiras, no concurso de fantasia e encerra com a matinê relembrando os carnavais antigos. O público em foco é o infantil, mas achamos que é um evento para toda a família e para qualquer idade. Essa já é a sexta edição do concurso, as crianças fazem a inscrição antes, seja online ou presencial no dia da competição. Crianças até três anos entram na categoria “fraldinha”, até 12 anos é a competição já usual e também temos a categoria “família”, que os pais e os irmãos também podem se fantasiar em conjunto”, explicou Débora Santos, produtora do Osquindô.

Dentre as fantasias, pôde-se ver personagem de games livros, super-heróis e de palhaço. As crianças puderam se divertir com músicas infantis em ritmo de funk, além das já tradicionais canções de carnaval.

Igor Gabriel, de Conselheiro Lafaiete, participou do concurso pela segunda vez e conta que foi atraído para participar quando viu pela primeira vez. “A ideia da minha fantasia foi de um livro que eu li, O Pequeno Príncipe. Eu acho que eu consigo ganhar, porque minha fantasia é bem grande, vai da cabeça ao pé”, contou Igor.

Carnaval de Mariana traz concurso de fantasias e programação família

Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas

O pai de Igor, José Gruner, comenta que gostam muito de ir para o carnaval de Mariana, aproveitando, também, que em Conselheiro Lafaiete possui uma programação de menor que a da primaz de Minas Gerais. “Já é o terceiro ano que trago a família para cá, eles adoram vir aqui e participar do concurso de fantasia. No primeiro ano que viemos o Igor não quis participar, aí na segunda vez ele animou e veio de Mário e agora ele vem de piloto”, declarou José.

Para a avaliação das fantasias, há uma comissão composta por três jurados que consideram os quesitos: criatividade, desenvoltura e originalidade. “As notas são sempre mais altas, é perigoso dar empate, porque as crianças são sempre muito fofas”, comentou Flávio Almeida Silva, um dos júris.

Osquindô

Carnaval de Mariana traz concurso de fantasias e programação família

Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas

O Clube Osquindô é uma organização sem fins lucrativos criada em 2008 por integrantes da Companhia Lunática. A entidade tem como objetico desenvolver projetos que despertem a imaginação, promovendo novas formas de aquisição de conhecimento, estimulando o protagonismo de crianças e jovens, que atuem como pontes para a colaboração entre pessoas e organizações.

“A sede da nossa entidade cultural é em Passagem de Mariana e além desse trabalho com o ‘Carnavalzim’, a gente tem, durante o ano, os projetos sócio-culturais lá, com foco nas diversas habilidades infantis, como a leitura. Também temos  projetos com foco nos jovens, uma biblioteca comunitária aberta para a comunidade. Então durante o ano inteiro vamos fazendo várias ações, como também nas programações culturais da cidade. Já estivemos presentes no Festival de Inverno, no natal, então nos fazemos presentes no município”, Débora Santos, produtora do Osquindô.

Veja fotos do Carnavalzim:

Veja também: Tianastácia encerra a noite de carnaval de Ouro Preto com muito rock n’ roll

COMENTÁRIOS