Arte, Cultura e Patrimônio

Marianenses decidem que o coreto da praça Gomes Freire será azul e branco

Publicidade

Entre os dias 15 e 22 de outubro, cerca de 240 pessoas participaram de uma votação on-line e decidiram que o coreto da praça Gomes Freire, o Jardim, será azul e branco. A consulta pública foi realizada no site do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat) após a conclusão de uma pesquisa histórica que investigou as cores do coreto ao longo dos anos, considerando critérios técnicos e estéticos relacionados à sua reconstrução, em 1937.

A votação e a pesquisa atendem às recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Compat. Iniciativa da Prefeitura de Mariana e conduzida pela Fundação Renova, a obra de requalificação do Jardim começou em março de 2020, mas teve que ser paralisada por conta da pandemia. As atividades retornaram em junho, seguindo protocolo de saúde e segurança em acordo com a OMS e autoridades médicas e sanitárias.

As intervenções na praça incluem melhorias de inclusão e acessibilidade, iluminação, paisagismo e mobiliário, além da preservação dos lagos e da ponte, considerando os aspectos históricos da praça do fim do século 19. 

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias. Contato: [email protected]

Artigos relacionados