Menu

1° Festival de Arte Urbana: Prefeitura de Itabirito realiza evento para exaltar a cultura e a arte periféricas

03/10/2023 às 12:01
Tempo de leitura
2 min
Foto: reprodução/prefeitura de Itabirito
Foto: reprodução/prefeitura de Itabirito

Visando à promoção da cultura e da arte urbanas, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Patrimônio, Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, realizou no último sábado, dia 30 de setembro, o 1° Festival de Arte Urbana do município. A programação do evento, no Complexo Turístico da Estação, contou com basquete, skate, break dance, oficina de passinho, batalha de MC’s e shows com “Lá da Favelinha” e “Doka, o otimista”. 

“O Festival conseguiu trazer as periferias para a cidade, transformando o Centro de Itabirito em um grande espaço de arte e cultura. Esse movimento dos jovens, com respeito, atitude e profissionalismo é um legado para os próximos eventos desse porte”, destacou o criador do Centro Cultural Lá da Favelinha, Kdu dos Anjos. 

+ Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, será realizada nos dias 13, 14 e 15/10

Muralismo 

Além da programação na Praça, o Festival contemplou os murais espalhados por espaços públicos de Itabirito – Complexo Turístico da Estação, sede do Sine e antiga quadra do Cemi – contando parte da história do município por meio de pinturas de monumentos históricos e da população local.  

“A realização da primeira edição nos trouxe a certeza de que a arte urbana é rica e cheia de horizontes. Os artistas precisam desse espaço para dar visibilidade às criações. Com isso, ganham os artistas e ganha a cidade. Do muralismo à oficina de passinhos, passando pela batalha de MC’s  e break, todos se destacaram de forma única e essencial para o segmento”, finalizou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo. 

Fonte: prefeitura de Itabirito

Última atualização em 03/10/2023 às 12:15