Menu

Mariana e Itabirito recebem o Micro Festival de Bonecos Idosos, da Cia. Pigmalião, no próximo final de semana

O evento é gratuito com patrocínio do Instituto Vale, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura
11/08/2022 às 11:16
Tempo de leitura
4 min
Bira e Bede - Foto: Luiz Estrela
Bira e Bede - Foto: Luiz Estrela

No próximo sábado, 13 de agosto, Mariana recebe o [Micro] Festival de Bonecos Idosos, da Cia. Pigmalião na Praça da Sé. Já no domingo, 14 de agosto, é a vez de Itabirito receber o evento no Complexo Turístico da Estação. O festival é composto pela apresentação do espetáculo “Tempo longe demais”, da Intervenção “Bira e Bedé” e ainda contempla a oficina Máscara de Papel. Todas as atrações são gratuitas e haverá interpretação em libras. 

De acordo com Juliana Abreu, coordenadora de produção da Cia. Pigmalião, a atração principal do [Micro] Festival é o espetáculo “Tempo longe demais”, uma peça de humor conduzida por marionetes de fios, manipuladas com rigor técnico e organicidade. “A apresentação acontece em um palco em miniatura, cuja cenografia retrata o interior da casa de um senhor que recebe duas amigas para um café na hora da novela da tarde. As cenas que assistem na televisão os emocionam a tal ponto que os três idosos acabam revelando histórias de amor vividas na juventude”, explica.

O [Micro] Festival de Bonecos Idosos passará por 18 cidades do interior de Minas Gerais. “É um evento composto por uma intervenção de rua com bonecos habitáveis, um espetáculo de marionetes e uma oficina de máscaras. A proposta pretende atingir grande número de público, promovendo atrações para todas as idades, com um foco especial para os idosos”, completa Juliana.

O projeto conta com patrocínio do Instituto Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem produção da Cia. Pigmalião, com apoio das Prefeituras de Itabirito e Mariana.

Intervenção “Bira e Bedé”

Na intervenção “Bira e Bedé”, duas senhoras de idade e estatura avançadas, circulam pelas ruas, sempre atraídas por burburinhos, os quais elas mesmas costumam provocar. Elas têm cerca de 2,5 m de altura e chamam muito a atenção por onde passam, interagindo e alterando o cotidiano dos lugares a partir de situações inesperadas e cômicas e convidando o público para as outras atividades do Festival.

Oficina de Máscaras

Contrapartida do projeto, vem como uma atividade de formação que oferece um momento de integração entre crianças, adultos, idosos e os artistas do Pigmalião, permitindo a troca de conhecimentos e fomentando a criatividade dos participantes. Utilizando-se de materiais recicláveis e de recursos de baixo custo, a oficina objetiva ensinar uma técnica de confecção de máscaras ecologicamente viável que pode ser reproduzida depois pelos alunos.

Cia. Pigmalião

O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Criado em 2007, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea.

Serviços

[Micro] Festival de Bonecos Idosos

Classificação Livre

MARIANA

Quando: 13 de agosto de 2022 (sábado)

11h00 – Espetáculo “Tempo longe demais” – Praça da Sé 

12h30 – Intervenção “Bira e Bedé” – Praça da Sé

15h às 17h – Oficina Máscara de Papel – Casa de Cultura (R. Frei Durão, 84 – Mariana/MG)

ITABIRITO

Quando: 14 de agosto de 2022 (domingo)

10h às 12h – Oficina Máscara de Papel – Pátio da Biblioteca Pública

14h – Intervenção Bira e Bedé

16h – Espetáculo “Tempo longe demais”

Onde: Praça Dr. Guilherme, s/n – Centro – Itabirito/MG

Site: https://www.pigmaliao.com/

Fonte: Gilson Fernandes/Holofote Cultural

COMENTÁRIOS
Última atualização em 11/08/2022 às 11:33