Menu

Parque Horto dos Conto, em Ouro Preto, é reaberto

22/05/2023 às 12:52
Tempo de leitura
3 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reabre neste sábado, dia 20/05, o Parque Horto dos Contos, localizado no centro histórico da cidade. Com entrada gratuita, o visitante agora, pela primeira vez, poderá fazer uso de três portarias para visitar o espaço: pela rua Padre Rolim (próximo à rodoviária), pela rua São José (passando pelo interior da Casa dos Contos), ou pela rua da Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

A unidade de conservação ocupa uma área de 360 mil metros quadrados e é rica em diversidade de flora e fauna. O visitante, durante o passeio, terá a oportunidade de observar a paisagem com variadas árvores e plantas, ouvir o cantar de diversas espécies de pássaros e, eventualmente, encontrar animais silvestres como pequenos macacos, guaxinins (mão-pelada), furões e outras espécies. E, aos adeptos de exercício físico ao ar livre, o Parque oferece 2,5 km de trilhas e quadra para a prática de esportes.

O Horto dos Contos estava fechado em razão dos estragos provocados pelas últimas chuvas. O diretor de parques e áreas protegidas, Pedro Rodrigues, conta que foram meses de trabalho para recuperar as áreas degradadas. Rodrigues comentou também que a Unidade de Conservação precisa do apoio dos visitantes para não agredir o meio ambiente.“ Não se deve dar alimentos aos animais, caso os encontre durante o passeio, o visitante deve carregar o lixo e jogá-lo em local adequado, além de respeitar e preservar as espécies”, ele alerta. O diretor também explica que a reabertura integral e gratuita do Parque atende o compromisso da gestão municipal de fazer com que os espaços públicos sejam ocupados pela comunidade e pelos turistas.

leia também: Conheça São Bartolomeu, pacato distrito de Ouro Preto

Para segurança, questões de registro e de estudos, é importante que o visitante faça um cadastro na Unidade de Conservação. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code que estará disponível nas portarias e responder três perguntas, e o acesso ao Parque será registrado.

O Horto dos Contos vai ficar aberto todos os dias, das 8h00 às 18h00, e as escolas, pesquisadores e grupos de excursão podem agendar visitas pelo telefone (31) 3559 3253 ou fazer contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto

Última atualização em 22/05/2023 às 12:53