Menu

Galo 112: assista na íntegra cinco dos jogos mais importantes da história do Atlético

25/03/2020 às 09:40
Tempo de leitura
4 min

Hoje, 25 de março, é aniversário do Clube Atlético Mineiro. O Galo, como é popularmente conhecido, foi fundado em 1908 e completa 112 anos de uma história rica e repleta de craques e conquistas. Conhecido pelas conquistas épicas e na base “da raça”, além do talento de seus atletas, o time acumula alguns jogos inesquecíveis que todo torcedor já viu, reviu e continuará vendo por mais 112 anos.
Pensando nisso, o Mais Minas decidiu separar cinco dos mais importantes jogos do Atlético na história, para que além de relembrar as conquistas e homenagear o clube, o torcedor atleticano pudesse ter um hobby para fazer em casa durante a quarentena. Confira:

Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Final da Copa do Brasil de 2014

Um dos jogos mais icônicos da história atleticana, afinal, bater o maior rival numa final nacional não é pra qualquer um. Em 2014, Atlético e Cruzeiro disputaram a decisão da Copa do Brasil e foi o Galo quem levou a melhor. Após vencer por 2 a 0 a ida, no Independência, o time alvinegro confirmou o título ao fazer 1 a 0 no Mineirão e levantar, de forma inédita, a taça da Copa do Brasil, além de impedir a segunda tríplice coroa da Raposa, que já havia conquistado os campeonatos mineiro e brasileiro naquele ano. A conquista também ficou marcada pela comemoração do 9 a 2, protagonizada pelos jogadores Marcos Rocha e Diego Tardelli.

YouTube video

Atlético 2 x 0 Olímpia – Final da Copa Libertadores de 2013

Considerado por grande parte da torcida o maior jogo da história do Galo, a final da Libertadores de 2013 teve a cara do clube. Após perder na ida, fora de casa, por 2 a 0, o Atlético trouxe a decisão para o Mineirão, e empurrado por sua torcida, devolveu o placar, com direito a gol no finzinho do jogo. A partida foi para a prorrogação e depois para os pênaltis, onde os batedores atleticanos foram frios e não erraram nenhuma cobrança, enquanto os paraguaios desperdiçaram duas. Um lance icônico da disputa foi o escorregão do atacante Ferreyra, que na prorrogação passou por Victor e de frente pro gol vazio, caiu antes de conseguir finalizar.

YouTube video

Atlético 1 x 1 Tijuana – Quartas de final da Copa Libertadores de 2013

Mais um jogo épico da campanha do título da Copa Libertadores de 2013. Após empatar em 2 a 2 com o Tijuana, no México, no jogo de ida, o Galo vinha empatando em 1 a 1, no Independência e se classificando pelo critério de gols fora de casa. Mas, nos últimos minutos, um pênalti marcado para os mexicanos fez todo atleticano prender o fôlego. E quando o atacante Riascos foi para a bola, Victor caiu deixando o pé esquerdo e se imortalizou na história do clube defendendo aquela cobrança.

YouTube video

Botafogo 0 x 1 Atlético – Triangular final do Campeonato Brasileiro de 1971

Apesar de muitas buscas, não foi possível encontrar a partida completa disponível na internet. Mas, mesmo assim, o primeiro título de proporção nacional do Atlético não poderia ficar de fora. Naquela época, o título brasileiro era decidido num triangular final, que contou com São Paulo e Botafogo, além do Galo. Contra o Tricolor Paulista, 1 a 0 no Mineirão. Contra o Botafogo, 1 a 0, em pleno Maracanã, com gol de Dadá Maravilha. Uma conquista indiscutível e histórica. Abaixo deixaremos um compacto do triangular final atleticano.

YouTube video

Atlético 4 x 1 Flamengo – Semifinal da Copa do Brasil de 2014

Um dos jogos mais emocionantes da história do Atlético. Após perder na ida por 2 a 0, no Maracanã, e sair perdendo por 1 a 0, na volta, no Mineirão, tudo ficou muito difícil para o Galo. Mas, aquele time era iluminado, e o alvinegro conseguiu uma virada histórica, fazendo quatro gols e se classificando para a final da competição, onde bateria o grande rival Cruzeiro e se sagraria campeão.
https://www.youtube.com/watch?v=HEG82lxnHow
Veja também: Veja dez jogos de futebol históricos para assistir na quarentena