Menu

Atlético e Cruzeiro fazem campanha sobre Dia da Consciência Negra

14/11/2019 às 18:14
Tempo de leitura
3 min

Os dois maiores times mineiros estão com uma nova campanha promovendo o Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro. Tanto Atlético quanto Cruzeiro estão com uma série de posts em suas redes sociais e em seus sites para tratar do tema que esteve em evidência no último clássico do último domingo (10).

Atlético

Após o caso de racismo envolvendo um torcedor do Atlético e um segurança do estádio Mineirão, o Galo lançou a campanha “Do Preto e do Branco”, dando destaque ao mês da Consciência Negra. Durante todo o mês de novembro, serão exibidos depoimentos de atletas, funcionários e torcedores negros que irão falar sobre a importância da inclusão social e combate à discriminação racial, dentro e fora do esporte.
O Atlético também propôs uma visita do segurança, que é atleticano, Fábio Coutinho, vítima de injúria racial, à sede do clube para que o presidente Sérgio Sette Câmara pudesse o acolher e oferecer uma assistência jurídica gratuita no seu caso. Além disso, o presenteou com um kit da Loja do Galo com camisas, shorts e acessórios, e ainda, levou Fábio para conhecer o jogador Luan, ídolo do time.

YouTube video

Cruzeiro

https://www.instagram.com/p/B42TX-7FgX2/
O Cruzeiro também lançou sua campanha hoje (14), contra a discriminação racial. Nela estão presentes Cacá e Jajá, dos times masculino e feminino, respectivamente, como representantes, que irão ouvir torcedores em uma ação conjunta com o Todo Black É Power, Grupo Empresarial dedicado à emancipação da população negra por meio do empoderamento estético, econômico e cultural sobre casos de racismo nos estádios. O participante poderá, por meio de formulário, entre os dias 14 e 18 de novembro, contar se já presenciou ou sofreu algum tipo de discriminação racial nos estádios.
Para responder o formulário sobre experiências com o preconceito racial em campos de futebol, bastar clicar aqui. A pesquisa é curta e pode ser respondida rapidamente.

Injúria Racial no Clássico

Após o Superclássico entre Cruzeiro e Atlético neste domingo (10), torcedores atleticanos discutiram com seguranças na arquibancada do estádio Mineirão. Na internet, viralizou um vídeo em que dois dos torcedores exaltados protagonizam cenas infelizes de racismo: “Filho da p***! Olha a sua cor”, disse um torcedor, em meio a outros xingamentos, no segundo 57 do vídeo.