Belo HorizonteBH e RegiãoGoverno de MinasMinas GeraisNotíciasSaúdeUncategorized

Aumentam casos de mortes por influenza em Minas Gerais

Já são 22 óbitos confirmados, sendo sete deles em Belo Horizonte

Os casos de influenza vem aumentando cada vez mais em Minas Gerais. O número de mortes confirmadas chegaram a 22 no estado, sendo sete delas em Belo Horizonte. O vírus também é o responsável por causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado ontem (26), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), já foram notificados 1.802 casos da síndrome. Sendo que, 338 foram confirmados e desse total, 133 foram causados pelo vírus da influenza.

Conforme os dados, o maior número de casos foi a Influenza do tipo A, com 94,7%. Esse tipo é provocado pelo vírus H1N1, também conhecido popularmente como gripe suína. O tipo B vem em seguida com 0.8% dos casos, esse é mais brando e não é classificado como subtipo.

  Minas Gerais é o segundo estado que mais gera emprego no Brasil

Confira na tabela abaixo:

Aumentam casos de mortes por influenza em Minas Gerais

Óbitos por municípios

Ao todo, 14 municípios mineiros registraram mortes de SRAG causados pela influenza. A capital pelo Belo Horizonte apresenta o maior número, com 7 óbitos. Ela vem seguida por: João Monlevade (2), Juiz de Fora (2), Andrelândia (1), Campo Belo (1), Conselheiro Lafaiete (1), Leopoldina (1), Mariana (1), Pedralva (1), Prata (1), Sabará (1), Santa Rita de Jacutinga (1) Timóteo (1) e Uberlândia (1).

Transmissão da influenza e sintomas

O vírus é transmitido pelo ar (espirro, tosse e partículas de saliva) e também através de contato com objeto contaminado.

Já os sintomas da influenza são parecidos com os de uma gripe comum, porém, existem algumas diferenças pontuais que tornam possível a sua identificação. No geral, segundo o Ministério da Saúde, a influenza se inicia com febre acima de 38°. Dessa maneira, ele é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias.

  Relatório final da CPI das Barragens recomenda indiciamento da Vale

Outras manifestações são as dores musculares, de garganta e tosse seca.

Fechar