Menu

Barragem se rompe e atinge duas cidades no interior da Bahia

11/07/2019 às 15:48
Tempo de leitura
2 min

Nesta quinta-feira (11), uma barragem se rompeu na Bahia, entre as cidades Pedro Alexandre e Coronel João de Sá, que ficam a cerca de 450km da capital Salvador. As duas cidades, juntas, têm aproximadamente 35 mil habitantes. O motivo teria sido as fortes chuvas na região. Ainda não há registro de mortos ou feridos.

Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de uma das cidades atingidas, Carla Leão, algumas casas foram tomadas por terra, que ao se misturar com a água da chuva, se tornou lama.

YouTube video

Segundo ela “Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento”.

A Superintendência da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), informou que as estradas da região estão inacessíveis devido a quantidade de lama, o que dificulta que os órgãos responsáveis atendam a população.

O prefeito de Coronel João de Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB), pediu, por meio das redes sociais, para os moradores saírem de suas casas e salvar o que for possível. Ele disse que “não sabe ainda das consequências, porque nunca passamos por ela”. Disse também que “desde cedo está monitorando e falando com todos secretários, que estão a postos justamente para tentar amenizar e ajudar no que for preciso”.

View this post on Instagram

A post shared by CarlinhosSobral15 (@carlinhossobral15) on

Escolas do município e as quadras esportivas já estão disponíveis para receber os moradores, conforme disse Sobral. A prefeitura também disponibilizou um contato de WhatsApp para emergência.

De acordo a Defesa Civil, uma parte da barragem rompeu no topo e há outras duas rachaduras mais abaixo da estrutura que podem se romper.

COMENTÁRIOS