Menu

Presidente da Vale anuncia que 10 barragens semelhantes à de Brumadinho e Mariana serão fechadas

29/01/2019 às 21:40
Tempo de leitura
2 min

Depois de reunião com os ministros de Minas e energia, Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o atual presidente da Vale, Fabio Schvartsman, anunciou nesta terça-feira (29), que a empresa vai fechar dez barragens como as que se romperam em Brumadinho na última sexta (25) e em Mariana, em novembro de 2015. Segundo Schvartsman, essas barragens serão descomissionadas.

Fabio Schvartsman, presidente da Vale, anuncia que a empresa vai descomissionar 10 barragens semelhantes às de Brumadinho e Mariana – Foto: Reprodução/Twitter/Itatiaia

É a resposta cabal e à altura da enorme tragédia que tivemos em Brumadinho. Este plano foi produzido três a quatro dias após o acidente”, ressaltou o executivo.

Schvartsman afirmou que descomissionar significa preparar a barragem para que ela seja integrada à natureza. “A decisão da companhia é que não podemos mais conviver com esse tipo de barragem. Tomamos com a decisão de acabar com todas as barragens a montante”, disse o executivo no anúncio feito em Brasília.

O projeto para descomissionar as barragens está pronto e será levado para os órgãos federais e estaduais em 45 dias. Segundo Schvartsman, o prazo para executar as ações é de no mínimo um ano e no máximo três anos.

* Com informações da Itatiaia

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:16