Menu

Belo Horizonte recebe a 6ª Maratona de Empreendedorismo

12/09/2019 às 15:00
Tempo de leitura
3 min

Nos próximos dias 13 de setembro, sexta-feira, e 14 de setembro, sábado, Belo Horizonte, mais especificamente no campus Buritis 1 da Newton (rua José Cláudio Rezende, 420, Estoril), será palco do desafio de criar startups desde a concepção da ideia até a validação no mercado. A maratona é aberta ao público e as inscrições são gratuitas. As inscrições estão abertas para o evento que promete proporcionar verdadeira imersão de empreendedorismo, planejamento e inovação.

Promovido pelo Centro Newton de Empreendedorismo (CNE), o evento conta com programação que integra palestras e dinâmicas com mentores de diferentes áreas de atuação no mercado, além de premiar os melhores projetos das equipes participantes. “Durantes as 16 horas de maratona, os alunos apresentam as ideias, compõem as equipes multidisciplinares, validam o problema, modelam a solução, desenvolvem o MVP (Minimum Viable Product), elaboram e apresentam a proposta para a banca. Todo o processo de validação é realizado no ambiente externo com participação de potenciais clientes”, explica Isis Boostel, professora da Newton e agente de inovação e pré-aceleração.

Na lista das empresas e startups que participarão da maratona, estão Sebrae, Raja Valley, Solar View, Easy House, Fonseca Tecnologia, 4Lab, Comissão de startups da OAB-MG, Escritório de Advocacia Lage Oliveira, Suitlaw, FCJ. Representantes desses modelos de negócio atuarão como mentores técnicos apoiando a modelagem, validação do negócio e compondo a banca avaliadora das propostas.

Para o coordenador do curso de Administração da Newton, Francisco Paixão, a relevância desse momento de imersão encontra-se em “estimular o desenvolvimento de competências que permitam aos participantes – alunos e comunidade externa – proporem soluções com foco em sustentabilidade financeira a partir de problemas reais”. Ainda segundo o coordenador, o evento tem o propósito de fortalecer a visão integrada de todas as áreas da administração, suas interdependências e como a tecnologia pode contribuir para crescimento e gestão eficiente dos processos e dos negócios.

Com início marcado para 18h de sexta-feira, a programação conta com apresentação do facilitador e da equipe de apoio, discussão a respeito do pitch de ideias e do funcionamento do Canvas. Até 22h30, os participantes formarão equipes e começarão o planejamento de ações. No sábado, os trabalhos começam às 8h e os grupos seguem o desenvolvimento dos projetos, com mentoria, e preparação do pitch. A banca avalia os trabalhos apresentados e a premiação ocorre a partir das 19h. Os três melhores projetos recebem menção honrosa e garantem vaga no programa de pré-aceleração CNE Go, da Newton.

Para a professora Isis, que também atua no CNE Go, a maratona é a ponte que “empodera alunos com ferramentas e metodologias valiosas para propor soluções diante das necessidades e demandas do mercado, com escala em formato global”.

SERVIÇO

6ª Maratona de Empreendedorismo

Quando: 13 de setembro, sexta-feira, das 18h às 22h30, e 14 de setembro, sábado, das 8h às 19h15

Onde: Centro Universitário Newton Paiva – Campus Buritis 1 (Rua José Cláudio Rezende, 420, Estoril)

Inscrições: gratuitas até nesta quinta-feira, 12 de setembro, no site https://www.sympla.com.br/6-maratona-de-inovacao-e-empreendedorismo__627793

Veja também: Prefeitura de Belo Horizonte promove a Semana da Educação 2019

Belo Horizonte recebe a 6ª Maratona de Empreendedorismo

Crédito da foto: Divulgação

COMENTÁRIOS