Menu

Metrô de BH irá alertar usuários sobre condições climáticas que podem afetar mobilidade

22/08/2019 às 13:00
Tempo de leitura
3 min

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU-BH), divulgou que, em parceria com a Defesa Civil, irão criar mecanismos para alertar mais de 200 mil usuários do metrô de BH sobre riscos de chuva que podem afetar o passageiro.

Os anúncios serão enviados por WhatsApp e SMS sobre riscos de chuvas ou possíveis desastres naturais, como chuva de granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra, entre outros. Além desse meio, também haverá alertas da Defesa Civil por sistema de som dos trens e estações, juntamente com campanhas públicas permanentes exibidas em mais de 300 monitores espalhados pelos trens da cidade. Também haverá capacitação extensiva de empregados tanto da Defesa Civil, quanto da CBTU-BH, com a realização de treinamentos e simulados.

O diretor de Articulação e Mobilização da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Roger Leite, deixou claro, em reunião promovida entre os parceiros, que esse mecanismo pode ajudar a salvar milhares de pessoas, devido a difusão de informações sobre essas tragédias para pessoas que nunca se imaginaram em determinadas situações, principalmente em uma locomoção simples do dia a dia. “A Defesa Civil já está no Facebook, Telegram, Twitter e Instagram, mas quer expandir as possibilidades de difusão da informação. Nunca saberemos quantas vidas ajudaremos a salvar numa única tomada de decisão. A importância da medida está em nos prepararmos bem para os momentos de crise e em perceber a hora certa de tomar medidas protetivas!”.

Para Frank Coelho, gerente de operações da CBTU-BH, essa cooperação institucional garantirá uma maior proteção à população, evitando que os passageiros passem por situações inesperadas, como fechamento de vias, ampliação de intervalos na operação ou interrupções pontuais na circulação de trens.

Com o acesso imediato às informações, o Centro de Controle Operacional e o Centro de Monitoramento da Segurança da CBTU-BH, irá informar possíveis transtornos a 19 estações de metrô de BH.

Como receber SMS – A Defesa Civil já trabalha com alertas por SMS desde 2018, orientando os belo-horizontinos sobre os procedimentos a serem adotados em casos de adversidades naturais. Para cadastrar, envie seu número e CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, para solicitar a adesão. A partir disso, já receberá os alertas. Se quiser cancelar, também é possível fazê-lo por mensagem de texto.

COMENTÁRIOS