Ultimate magazine theme for WordPress.

Prefeitura de BH recebe prêmio nacional por campanha contra assédio

A Campanha de Combate à Importunação Sexual no Transporte Coletivo, feita pela Prefeitura de Belo Horizonte,  recebe hoje, quarta-feira (11), o prêmio de vencedor da campanha da Edição 2019 do Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A premiação busca reconhecer práticas feitas por profissionais das forças de Segurança Pública e da Justiça para o enfrentamento à violência contra as mulheres.

O Grupo de Combate à Importunação Sexual no Transporte Coletivo de Belo Horizonte foi criado em setembro de 2018, e busca incentivar as vítimas a denunciarem abusos e abusadores no transporte público – fato muito recorrente em todo o Brasil.

A ação realizada por agentes femininas aconteceu em estações, praças, departamentos da Prefeitura e empresas que prestam serviços para o município, sendo distribuído mais de 3 mil apitos e mais de 4 mil cartilhas durante a campanha. Além das cartilhas, foi usada também abordagens no Metrô da capital mineira em conjunto a agentes de segurança da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O prêmio é destinado a categoria 1, ou seja, para policiais civis, militares, rodoviários ou federais, policiais da área técnico-cientifica (perícia), do Corpo de Bombeiros e guardas municipais.

A premiação acontecerá hoje, quarta-feira (11), em São Paulo. Não será oferecido prêmio em dinheiro, mas, os programas serão reconhecidos publicamente durante a cerimonia.

Os assédios

Após um ano do início da campanha foram registrados 14 acusados de importunação sexual em coletivos conduzidos pela Guarda Municipal à Delegacia de Mulheres, para a ratificação da prisão em flagrante. O “botão do assédio” instaurado pelo projeto começou a funcionar em novembro de 2018. Ele era acionado pelo motorista e indicado a empresa qual era a localização do veículo com o assediador pelo GPS, enviando uma viatura para o local em apenas 10 minutos. Só em 2018 foram registradas 28 ocorrências acionadas pelo botão.

Como denunciar

Saiba como denunciar importunação sexual nos ônibus ou metrô de BH:
  • 153 – Guarda Municipal de BH
  • 190 – Polícia Militar
  • 99999-1108 – Denúncia de importunação no metrô (via SMS ou WhatsApp)

Leia também: Uber anuncia serviço que atende a apenas passageiras mulheres

Comentários do Facebook