Menu

Em BH, campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira (10)

09/02/2020 às 10:30
Tempo de leitura
3 min

A partir de segunda-feira (10) estará acontecendo a campanha de vacinação contra o sarampo na cidade de Belo Horizonte. A ação, que dura até o dia 13 de março, busca imunizar crianças de jovens entre 5 e 19 anos, que não foram vacinados ou não tomaram todas as doses da vacina.

Na capital mineira todos os 152 centros de saúde estarão vacinando. A expectativa, de acordo com a Prefeitura de BH, é imunizar cerca de 180 mil pessoas. Aumentando o número de crianças e jovens protegidas. Veja os principais postos de saúde na cidade de Belo Horizonte:

 Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmada em Belo Horizonte no ano de 2020. Em 2019 foram 52 casos confirmados, mas que não promoveram complicações aos pacientes.

A vacinação

É importante lembrar que a vacinação é de extrema importância, e a única forma de prevenção é a vacina oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas de 1 a 29 anos, que recebeu apenas uma dose da vacina, deve completar o esquema vacinal com a segunda dose. Quem já tem as duas doses da vacina, não precisa se vacinar novamente.

A “dose zero” deve ser dada a todas as crianças de 6 meses e menores de um ano, com uma “dose extra”. A primeira dose deve ser tomada pelas crianças que completarem um ano. Já a segunda, deve ser tomada aos 15 meses, sendo a última dose da vida.

Quem não tomou nenhuma dose da vacina contra o sarampo, ou não se lembra de tomar, é recomendado que, de 1 a 29 anos tome duas doses, já de 30 a 49 anos, apenas uma dose.

Gestantes devem tomar a vacina apenas no pós-parto, protegendo assim, o recém-nascido, por meio da amamentação.

O sarampo é contraída apenas uma vez na vida, sendo assim, se há confirmado que a pessoa já teve a doença, ela estará imunizada para toda a vida.

O risco de pegar a doença através da vacina é baixa, sendo inferior a 2%, uma vez que, a vacina é feita a partir do vírus enfraquecido.

Dessa forma, o risco da pessoa não se imunizar e contrair a doença é muito maior do que deixar de se vacinar. Procure o porto de vacinação da unidade básica mais próxima à sua localidade, levando cartão de vacinação e documentação.

Na unidade de saúde, seu cartão de vacina será avaliado e atualizado de acordo com recomendações de vacinação.

Efeitos colaterais da vacina

Apesar de ser considerada como uma vacina segura, é possível que haja efeitos colaterais, como qualquer medicamento.

A presença de dor e inchado no local da aplicação são os possíveis efeitos. Entretanto, na segunda aplicação da vacina contra do sarampo, a chance dos efeitos aparecerem é ainda menor.