Menu

Boletim meteorológico prevê que chuvas de granizo continuarão atingindo Minas

25/10/2019 às 14:51
Tempo de leitura
2 min

O Boletim Meteorológico desta sexta-feira (25), divulgado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), informa que as condições meteorológicas são para ocorrência de eventos severos, como granizo grande, vendavais, enxurradas e alta incidência de raios. As áreas atingidas serão em pontos localizados no Sul, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Oeste e Centro de Minas.

De acordo com o boletim, um padrão de circulação de bloqueio atmosférico mantém uma Zona de Convergência de Umidade sob o estado. E é isso que deixa o tempo favorável a fortes pancadas de chuva, acompanhadas de raios, principalmente do meio para o fim da tarde e também à noite.

Até as 12h, o sol fica entre nuvens e a partir disso, tempestades severas com chuva forte, granizo de médio a grande e vendavais podem se formar, nas regiões citadas acima. Nas mesorregiões, ao norte do estado, na fronteira com a Bahia, o dia será de nebulosidade e chance de chuva moderada a forte, a qualquer hora do dia.

No Vale do Rio Doce e Mucuri, o tempo permanece estável, sem previsão de chuva. O sol fica entre nuvens.

Como informado na previsão do tempo, Belo Horizonte permanece com sol entre muitas nuvens. Há possibilidade de chover entre o fim da tarde e a noite, com pancadas de chuva muito isoladas, acompanhadas de raios.

Essa informações são válidas até às 11h desse sábado (26).

Níveis de severidade

Abaixo, é possível observar onde e o quão severas serão as chuvas previstas para atingir algumas regiões do estado nessa sexta-feira.

Crédito da foto: Simge

 

Obs: Tempestades severas são aquelas que possuem capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial (intensa).

Existe a possibilidade de granizo médio e grande (tamanho), alta incidência de raios, chuva intensa (pode provocar enxurradas) e vendavais, com rajas acima de 80km/h em pontos isolados das mesorregiões do Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo Mineiro, Metropolitana e Central.

Veja também: Chuvas e calor marcam o último fim de semana do mês em Minas Gerais