DestaqueNotíciasPolítica

Bolsonaro se recupera de cirurgia e deverá ter alta em 10 dias

O presidente Jair Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico na última segunda-feira (28) para reconstrução de trânsito intestinal. A cirurgia foi realizada quase cinco meses depois de ter sido atingido por uma facada, quando estava em um ato de campanha eleitoral na cidade de Juiz de Fora (MG).

Bolsonaro se recupera de cirurgia e deverá ter alta me 10 dias
Nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu a todos pelas orações – Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o procedimento  durou cerca de sete horas e ocorreu sem complicações. Após a cirurgia, o presidente foi encaminhado para a UTI, onde segue em condição estável, consciente e sem dor.

Fachada do Hospital Israelita Albert Einstein
Fachada do Hospital Israelita Albert Einstein – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A operação foi iniciada por volta das 8h30 e concluída às 15h30, durando o dobro do previsto, por causa de inúmeras aderências intestinais encontradas no abdômen do presidente. A condição, considerada normal, é decorrente das cirurgias anteriores e ocorre quando tecidos de cicatrização das alças do intestino se grudam a outras partes do órgão, o que pode ocasionar obstrução intestinal.

Nesta terça-feira, em post nas suas redes sociais, o presidente agradeceu a todos os envolvidos em sua recuperação, destacando passou por tempos difíceis, mas agora está bem.

Jair Bolsonaro usava uma bolsa de colostomia desde o dia 6 de setembro de 2018, quando teve o  intestino perfurado após levar uma facada enquanto participava de ato de campanha.

Para a reversão do quadro e abandono do uso da bolsa de colostomia, é necessário que o intestino do paciente volte a funcionar normalmente.

Além disso, é necessário que a reintrodução alimentar seja feira aos poucos. Nesses casos, espera-se que o operado volte a evacuar cerca de seis dias após a cirurgia.

 

De volta ao trabalho

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro permanecerá em repouso por 48 horas (a contar a partir do término da cirurgia) e, não quinta-feira, retomará suas atividades como presidente em um gabinete montado no hospital.

A previsão é de que Jair Bolsonaro tenha alta do hospital em dez dias. No entanto, segundo o porta-voz do governo, o prazo depende da evolução do quadro de recuperação do presidente.

Mostrar mais
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios