Menu

Bombeiros contribuem para a redução expressiva de focos de incêndios

21/05/2019 às 14:35
Tempo de leitura
2 min

A efetividade das medidas preventivas para redução do risco de desastres foi colocada à prova em 2018, através do Plano de Ação para Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação. O programa coordenado pelo Corpo de Bombeiros foi lançado pela primeira vez em Uberaba naquele ano e relançado em 2019. O resultado foi uma expressiva redução dos focos de incêndios.

A pesquisa foi feita com base nos dados do site do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com ela, a cidade de Uberaba teve significativa diminuição dos focos de incêndios em vegetação quando comparado a 2017, da ordem de 64,2%. Também em relação à média dos últimos 11 anos o resultado obtido ano passado representa uma redução de 20,3%.

 

Influenciadores da queda

Vários fatores influenciaram a queda, como o volume de chuvas, por exemplo. Mas a eficiência das campanhas educativas, encontros com as comunidades rurais, palestras em escolas, capacitação de funcionários de setores rurais, criação de planos de auxílio mútuo pelo CBMMG, criação de sistema de monitoramento das condições climáticas e o envio de alertas foram ações efetivas para a redução de queimadas. Principalmente porque 99,1% dos incêndios em vegetação tem origem humana.

Bombeiros contribuem para a redução expressiva de focos de incêndios

Gráfico mostra queda dos focos de incêndio na cidade de Uberaba – Crédito da arte: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

Comunicação dos Bombeiros

A comunicação, através da estratégia de aproximação sucessiva, adotada pela Corporação desencadeou melhor compreensão aos públicos envolvidos. Ações positivas foram executadas não apenas em Uberaba, mas também em Araxá, Frutal, Iturama e Campos Altos. Todas estas cidades atendidas pela unidade.

Para 2019, as ações previstas no Plano visam reforçar na população a compreensão do desastre ambiental que decorre dos incêndios.Como por exemplo os efeitos da piora da qualidade do ar e do solo. Além da redução da disponibilidade d’água.

Bombeiros contribuem para a redução expressiva de focos de incêndios

Crédito da foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

Fonte: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

Última atualização em 19/08/2022 às 08:10