Menu

Corpo de Bombeiros colabora com iniciativa da UFOP para a prevenção ao suicídio

15/09/2023 às 19:29
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/CBMMG
Foto: divulgação/CBMMG

Em uma iniciativa conjunta e louvável, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promoveram uma série de atividades voltadas à sensibilização e prevenção do suicídio. O Programa Ouro Preto Cuida e Acolhe acontece desde 2019 e nessa temporada transcorreu nos dias 04, 05 e 06 de Setembro de 2023 com o tema: Abordagens do Suicídio – cuidado, acolhimento e prevenção.

Com o respaldo acadêmico do Professor Doutor Aisllan D Assis, da Escola de Medicina da UFOP, o evento, realizado no início deste mês, abordou a temática de forma coletiva e interdisciplinar, enfatizando a necessidade de práticas coletivas, humanizadas e preventivas frente ao delicado e complexo tema do suicídio.

Na programação, o Major Kleber, representante do CBMMG, apresentou uma palestra intitulada “Práticas de abordagem técnica em tentativas de suicídio”, ancorada em sólidos tratados científicos sobre suicidologia. Essa colaboração entre instituições exemplifica o compromisso do CBMMG em ampliar sua atuação para além das tradicionais emergências, mostrando um olhar atento e cuidadoso em relação à saúde mental da comunidade. Como marco do evento, placas de prevenção ao suicídio foram reinstaladas na Avenida Lima Júnio, importante via que liga o centro de Ouro Preto ao bairro de Saramenha.

O encerramento, além de contar com a presença de autoridades como o prefeito de Ouro Preto, senhor Ângelo Oswaldo, foi abrilhantado pela performance da banda BIOS do CBMMG. As fotografias anexadas ao evento, incluindo aquelas que retratam o Major Kleber e o Professor Doutor Aisllan em frente às placas de prevenção, são testemunhos visuais do engajamento e dedicação dos Bombeiros de Minas Gerais na valorização da vida e saúde mental. Por meio dessas ações, o CBMMG reitera seu compromisso perene com a comunidade e fortalece seu papel de guardião da integridade física e emocional dos mineiros.

Fonte: CBMMG

COMENTÁRIOS
Última atualização em 15/09/2023 às 19:30