Menu

Guia do Campeonato Brasileiro: O que esperar de cada time? (Parte 2)

03/04/2024 às 16:57
Tempo de leitura
10 min
Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro de 2024? Foto: Staff Images / CBF
Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro de 2024? Foto: Staff Images / CBF

Dando continuidade ao Guia do Campeonato Brasileiro, o Mais Minas preparou uma lista dos outros 10 clubes restantes do Brasileirão 2024 e suas ambições dentro da competição. Seu time está entre eles?

Flamengo

Um dos principais candidatos ao título, o rubro-negro carioca realizou contratações pontuais para reforçar, ainda mais, o elenco à disposição do técnico Tite. Dentre eles, os nomes de maior impacto são do meio-campo uruguaio Nicolás De La Cruz, o zagueiro Léo Ortiz e o lateral-esquerdo Matias Viña.

Desde que chegou ao Flamengo, De la Cruz virou um dos pilares do meio campo rubro-negro.

Com um elenco bem distribuído em todos os setores do campo, o Flamengo ainda conta com nomes que podem decidir a partida em uma jogada, como o meio campista Giorgian De Arrascaeta e o centroavante Pedro, destaque da temporada até aqui.

Expectativa: Briga pelo título

Principais nomes: De Arrascaeta e Pedro

Pedro se tornou a principal referência ofensiva do Flamengo em 2023. Nesse mesmo ano, o camisa 9 marcou 35 gols em 61 partidas com a camisa rubro-negra. Foto: Flamengo / Twitter / Reprodução

Fluminense

Atual campeão da América, o Tricolor das Laranjeiras acredita na continuidade do trabalho do Fernando Diniz para conquistar vôos mais altos no Campeonato Brasileiro. Apesar de não ter um elenco tão estrelado como o rival, o Fluminense aparece como nome forte nas principais disputas por título na temporada 2024.

Fernando Diniz chega à sua terceira temporada consecutiva no comando técnico do Fluminense. Foto: Lucas Merçon / Fluminense

Os principais destaques do time comandado por Diniz estão no setor ofensivo: Jhon Arias e Germán Cano prometem reeditar a dupla que fez tanto sucesso na Copa Libertadores da América de 2023 para permanecer na cola dos principais candidatos ao troféu de Campeão Brasileiro. Vale ressaltar também a importância tática do volante André, constantemente convocado para a Seleção Brasileira.

André é um pilar tático do time de Fernando Diniz, oferecendo proteção ao setor defensivo e criatividade para iniciar as jogadas de perigo do Fluminense.

Expectativa: Briga pelo título

Principais nomes: Germán Cano e Jhon Arias

Fortaleza

Após chegar na decisão da última edição da Copa Sulamericana, a equipe de Juan Pablo Vojvoda deve, novamente, focar todas as suas atenções, para as copas, colocando o Brasileirão como segundo plano.

Juan Pablo Vojvoda está no comando do Tricolor do Pici desde 2021, um dos técnicos mais longevos do país.

Acontece que, apesar das expectativas do torcedor tricolor estarem em mais uma edição da Sula, o Leão não deve correr riscos no Campeonato Brasileiro e deve realizar mais uma edição sem sustos para se classificar à mais uma competição internacional em 2025.

No ano passado, o Fortaleza foi finalista da Copa Sulamericana, mas acabou sendo derrotado para a Liga de Quito e ficando com o vice-campeonato continental.

Expectativa: Meio de tabela

Principais nomes: Pochettino e Yago Pikachu

Grêmio

Sob comando de Renato Portaluppi, o Grêmio conseguiu uma campanha histórica na elite do Brasileirão logo após um ano difícil na Série B. Com o vice-campeonato nacional em 2023, o Tricolor Gaúcho quer repetir o bom desempenho da última temporada, mas agora, sem a estrela do craque Luís Suárez.

Grêmio perdeu sua principal referência na última temporada: O uruguaio Luisito Suárez. Para seu lugar, o Grêmio realizou a contratação de Diego Costa, nome muito conhecido no cenário nacional e internacional.

Com bons nomes no plantel, principalmente os estrangeiros, a expectativa é de mais um ano brigando no topo da tabela, em busca de mais uma vaga direta na Copa Libertadores. Em caso de alguma surpresa, o Grêmio de Renato pode pintar como um dos candidatos ao título na reta final do campeonato, assim como no ano passado.

Expectativa: Briga pelo G-6

Principais nomes: Kanemann, Villasanti e Carballo

O zagueiro Walter Kanemann é uma das lideranças do elenco do Grêmio e faz parte do grupo desde 2016. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Reprodução

Internacional

Cansado de bater na trave quando o assunto é títulos, o Internacional se reforçou para a temporada com nomes de peso que prometem acirrar a briga por posição dentro do elenco e claro, colocar o Colorado como um dos candidatos ao título no Brasileirão dessa temporada.

Uma das contratações do Inter para a temporada, foi a do centroavante colombiano Rafael Santos Borré, que estava no Werder Bremen, da Alemanha.

Apesar da eliminação do Campeonato Gaúcho na semifinal, o time comandado por Eduardo Coudet promete entrar na briga com os melhores times da competição, e agora conta com jogadores importantes, principalmente no setor ofensivo, para incrementar o ataque do técnico argentino.

Expectativa: Briga pelo título

Principais nomes: Alan Patrick, Enner Valencia e Rafael Santos Borré

Alan Patrick é uma das principais lideranças técnicas do meio-campo colorado. Foto: Sport Club Internacional / Redes Sociais / Reprodução

Juventude

Finalista do Gauchão após eliminar o Internacional na semifinal, o Ju retorna à Série A do Campeonato Brasileiro com o objetivo de lutar pela permanência. E para isso, seu elenco conta com nomes que entendem a competição como poucos, a começar pelo técnico, Roger Machado, que dirige times na elite do campeonato nacional desde 2016, quando comandou a área técnica do Grêmio.

Nenê está no elenco jaconero desde 2023, no entanto, não é titular absoluto nesta temporada. Apesar de reserva, o experiente meio campista é uma das lideranças dentro do grupo.

Expectativa: Briga para permanecer na Série A

Principais nomes: Gilberto e Jean Carlos

Palmeiras

O atual bicampeão nacional, pretende – mais uma vez – entrar na disputa do título nacional. Sob comando de Abel Ferreira pela quinta temporada consecutiva, o português continua com um time sólido à sua disposição. Mesmo sem realizar grandes contratações, o Palmeiras conta com um bom plantel, capaz de brigar por todos os títulos que disputa, e com toda certeza, o Campeonato Brasileiro será um deles.

Pelo Palmeiras, Abel Ferreira conquistou 9 títulos desde sua chegada. Foto: Palmeiras / Redes Sociais / Reprodução

No momento, o principal nome do verdão é Endrick, formado na base do clube, mas que deve sair no meio da temporada, quando completa a maioridade e estará liberado para se apresentar ao Real Madrid, clube que o contratou quando ainda tinha 16 anos.

Perfis madridistas se rendem ao talento e a qualidade do jovem atacante brasileiro.

Além do camisa 9, o Palmeiras conta com figuras importantes nas últimas conquistas do clube e que devem ser fundamentais em 2024, como Raphael Veiga e Gustavo Gómez, pilares do time de Abel.

Expectativa: Briga pelo título

Principais nomes: Endrick, Raphael Veiga e Gustavo Gómez

Veiga é peça fundamental no esquema tático do técnico Abel Ferreira

São Paulo

Atual campeão da Copa do Brasil, o tricolor paulista vive momentos de instabilidade na temporada. Após perder Dorival Júnior para a Seleção Brasileira, a diretoria são paulina resolveu apostar em um novo técnico do cenário nacional: Thiago Carpini. Apesar de um início promissor, com a conquista da Supercopa Rei diante do rival Palmeiras, o time parece que ainda não engrenou sob comando do novo treinador.

São Paulo venceu o Palmeiras na Supercopa Rei em decisão por pênaltis, conquistando o primeiro título da temporada.

Apesar disso, o São Paulo conta com peças importantes que podem fazer a diferença ao longo da temporada, credenciando o Tricolor Paulista como um time forte na briga por vaga direta para a Libertadores, mas que também pode surpreender ao longo da temporada na briga pelo título.

Lucas Moura é um dos pilares do elenco desde o seu retorno ao Tricolor Paulista. Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Expectativa: Briga pelo G-6

Principais nomes: Lucas Moura, James Rodríguez e Calleri

Vasco da Gama

Uma das maiores incógnitas do momento. O Vasco da Gama dá continuidade ao bom trabalho de Ramón Díaz, no entanto, parece perdido em meio às incertezas da SAF, a 777. Com o elenco montado para a temporada, o cenário mais otimista no momento é de uma posição segura no meio da tabela. No entanto, o elenco é curto e conciliar as exibições do Campeonato Brasileiro com a Copa do Brasil não será fácil.

Ramón Díaz fala sobre a preparação cruzmaltina para a estreia do Campeonato Brasileiro

Expectativa: Briga para permanecer na Série A

Principais nomes: Payet e Vegetti

Vegetti é o homem-gol do Vasco na temporada. O atacante de 35 anos foi fundamental na luta contra o descenso em 2023 e promete dar sequência à boa fase no Brasileirão 2024. Foto: Leandro Amorim / Club de Regatas Vasco da Gama

Vitória

Atual campeão da Série B, o Vitória vem surpreendendo à todos no início da temporada. Apesar de não contar com um elenco estrelado como o rival, o rubro-negro baiano vem se mostrando um time forte, consolidado e preparado para enfrentar os maiores desafios da temporada.

Após o acesso improvável da Série C para a Série B, o Leão do Barradão conseguiu um feito histórico na Série B 2023. Em uma campanha fantástica sob comando de Léo Condé, o Vitória conquistou o seu primeiro título nacional de sua história, e fez a festa do torcedor em Salvador.

Sob comando de Léo Condé, o Leão tem como principal objetivo se manter na elite do campeonato nacional para dar sequência ao seu projeto ambicioso de se recolocar entre os clubes mais importantes do nordeste.

Expectativa: Briga para permanecer na Série A

Principais nomes: Zeca, Wagner Leonardo e Osvaldo

Osvaldo é uma das referências técnicas do elenco rubro-negro para a temporada.

Qual a tabela do campeonato segundo o Mais Minas?

TIMEAMBIÇÃO NO CAMPEONATO
Atlético MineiroBriga pelo título
FlamengoBriga pelo título
FluminenseBriga pelo título
InternacionalBriga pelo título
PalmeirasBriga pelo título
Athletico ParanaenseBriga pelo G-6
BahiaBriga pelo G-6
BotafogoBriga pelo G-6
BragantinoBriga pelo G-6
CorinthiansBriga pelo G-6
GrêmioBriga pelo G-6
São PauloBriga pelo G-6
CruzeiroMeio de tabela
CuiabáMeio de tabela
FortalezaMeio de tabela
Atlético GoianienseBriga para permanecer na Série A
CriciúmaBriga para permanecer na Série A
JuventudeBriga para permanecer na Série A
Vasco da GamaBriga para permanecer na Série A
VitóriaBriga para permanecer na Série A