Menu

Carboidrato: o suplemento para quem quer evitar a fadiga

31/07/2019 às 11:40
Tempo de leitura
3 min

Além dos suplementos proteicos que geralmente são utilizados com o objetivo de ganho de massa muscular, também se pode observar o, bastante comum, uso de suplementos à base de carboidratos, os quais são consumidos visando o fornecimento de energia.

Sobretudo para os praticantes de atividade física, o aporte adequado de carboidratos é essencial, pois além de fornecer energia, esse nutriente ainda pode auxiliar no ganho de massa muscular ao evitar que as reservas de proteína sejam utilizadas como combustível.

A utilização de suplementos de carboidratos geralmente é recomendada para os praticantes regulares de atividade física que possuem treinos longos em sua rotina.  A primeira escolha sempre será o carboidrato fornecido pelos alimentos, principalmente devido ao fato de que é mais saboroso consumir “comida de verdade”; mas dependendo das demandas individuais, pode ser difícil suprir toda a necessidade energética apenas por meio dos alimentos, tornando viável, portanto, a suplementação.

Vale também pode considerar que o carboidrato em forma de suplementos possui algumas vantagens, pois sua absorção é mais rápida em relação aos alimentos fonte, e devido ao fato de serem comercializados em forma de pó ou gel, oferecem praticidade e facilidade de ingestão, além de possuir um risco reduzido de desconforto gástrico.

Os suplementos de carboidrato na atividade física atuam fornecendo energia e evitando hipoglicemia ou degradação de proteínas dos tecidos. Também podem auxiliar na reposição do glicogênio muscular, facilitando a entrada das proteínas nos músculos e contribuindo para a recuperação muscular. Além disso, o consumo adequado de carboidrato é fundamental para a manutenção dos níveis de glicose sanguínea durante o exercício, sendo importante, ainda para evitar a fadiga e indisposição.

O principal objetivo da suplementação alimentar é garantir que os benefícios sejam obtidos sem que a saúde seja colocada em risco. É imprescindível que a utilização do suplemento seja prescrita e acompanhada por um nutricionista, o qual definirá o tipo e quantidade de suplemento adequados às necessidades do indivíduo; considerando o exercício praticado, bem como a intensidade do mesmo, evitando, assim, a ocorrência de problemas como ganho de peso (devido ao armazenamento de carboidrato em forma de gordura) e o desenvolvimento de doenças como o diabetes.

Você pode gostar também:

COMENTÁRIOS