Menu

Pela segunda vez, Chevrolet Onix 2020 pega fogo sozinho

06/11/2019 às 15:35
Tempo de leitura
4 min

Mais um Chevrolet Onix Plus 2020 pegou fogo sozinho, desta vez em uma estrada que fica em Mirador, localizada no estado do Maranhão, cidade onde um professor retornava de mais um dia de aula, porém teve o percurso interrompido, em decorrência de problemas técnicos com o carro. Segundo o proprietário do veículo, Kleyton James, que dirigia sentido Teresina, Piaui, onde mora, antes das chamas tomarem o carro, houve um barulho estranho no motor. Seguido do barulho, o condutor percebeu que o som na verdade se tratava de um estouro e que na parte superior do motor havia fogo.

“Eu sentir um barulho na parte do motor do carro, barulho do tipo uma pequena explosão, parei o carro no acostamento e quando levantei o capô do carro já avistei as chamas, só deu tempo de pegar minha mochila que estava no bagageiro, aí o incêndio foi total, eu comprei esse carro a uma semana atrás”, contou James ao jornalista Maritonio Dantas, quem publicou a notícia em primeira mão na sua página do Facebook.

O professor precisou pegar carona com um caminhoneiro para chegar até Mirador.

O primeiro incêndio no Onix Plus aconteceu em um pátio da fábrica Chevrolet que fica em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Segundo o portal Quatro Rodas, embora a concessionária não tenha comunicado o recall oficialmente, nos órgãos competentes do governo, ao menos três boletins de serviço relacionados a problemas técnicos com o veículo com o intuito de reparar três tipos de problemas diferentes já foi enviado aos concessionários.

De acordo com os boletins, um dos problemas com o novo Onix seria uma possível interferência no chicote do painel de instrumentos, e a solução é inspecionar possíveis danos na fita (enfitamento), ou no próprio chicote. Outro problema seria a possibilidade da utilização da porca incorreta na fixação do aterramento do cabo negativo na região da longarina dianteira esquerda, o que não permite adequada fixação do terminal do cabo. Assim como também foi divulgado um terceiro boletim pela fábrica, este seria realmente um recall (não registrado), onde a Chevrolet explica que”este procedimento se faz necessário para compatibilizar o número de série físico do motor com o número de série no documento do veículo”.

Entrega do Onix Plus 2020 é Suspensa

Segundo o setor de Marketing da General Motors, nessa terça-feira (05), a fábrica resolveu suspender a entrega do Onix Plus 2020 devido aos problemas com incêndio no veículo, e admitiu que o problema tem acontecido no Brasil devido Á falha no software de gerenciamento do motor. Confira o texto divulgado na íntegra:

“A General Motors informa que com o intuito de proteger nossos clientes, tomamos a iniciativa de anunciar um recall, e a suspensão de entrega do modelo Onix Plus aos clientes.

Em condições muito específicas em pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software do gerenciamento do motor, pode eventualmente apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).

Uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor está disponibilizada à rede de concepcionárias, eliminando o risco.
A fim de minimizar os impactos aos nossos clientes estamos disponibilizando um veículo alugado pelo tempo necessário.”

Leia também: Peugeot anuncia o lançamento de picape

Última atualização em 13/11/2020 às 02:38