Menu

A TV ideal para cada tipo de ambiente da casa

19/11/2018 às 13:11
Tempo de leitura
2 min

No momento de escolha de um novo aparelho de TV, o modelo atraente e a telona estilo “cinema em casa” chamam atenção, mas você não pode deixar de lado algumas instruções, para que o momento mais relaxante do dia não interfira no seu bem-estar.
Para cada cômodo da casa e para cada distância entre os olhos e a tela, é aconselhável seguir um determinado tamanho em polegadas, além de uma distância mínima para instalar o televisor à frente do sofá ou da cama. Imagens maiores passam a ideia de maior conforto, afinal, ter um cinema dentro de casa é uma ótima pedida. Mas nem sempre sua sala de TV comporta a maior das telas.
A altura ideal para a instalação de TVs é a que o centro da tela esteja alinhado à visão de quem está sentado, não forçando a cabeça e coluna para baixo ou para cima. Portanto, independente do tamanho da tela, esta deve estar em um campo de visão em que não haja esforços, já que, quando feito de forma repetida, podem causar danos aos músculos, coluna e cabeça do telespectador.
“Aparelhos entre 26’’ e 32’’ são ideais para quartos, salas e cozinhas pequenos, e a distância máxima, para não haver esforço ocular, é de 2,4 metros”, explica a arquiteta Lorena Damos Comel, da L+W Arquitetos. Lembre-se: não é aconselhável estar muito próximo à tela, mas distâncias muito grandes também são prejudiciais.
Segundo a arquiteta, para quartos grandes e salas médias, a opção são as TVs de 42’’ a 50’’, que devem ficar instaladas entre 2,4 e 2,8 metros de distância. Já ambientes mais amplos, como salas e salões, que suportam aparelhos com polegadas acima de 55”, verdadeiros telões, devem ter distância mínima de 2,1 metros, chegando a 4,6 metros para as maiores das telas.
Para cada metro de altura – entre a base e o topo do televisor – de uma TV 4K, ou seja, modelo com resolução quatro vezes maior do que a Full HD, recomenda-se a distância de 1,5m. Já para TVs em Alta Definição, a distância ideal é de três vezes a altura do aparelho. Nos modelos padrão, a distância entre os olhos e a tela é de seis vezes a altura do aparelho.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:05