Menu

4 dicas simples de como deixar o sofá em destaque na decoração da sala de estar

03/12/2018 às 17:39
Tempo de leitura
6 min

Na era contemporânea, talvez a TV seja o elemento mais importante de uma sala de estar. Porém, para que as pessoas possam assistir suas imagens, será necessária a inserção de um sofá no conjunto.

E não pode ser qualquer tipo de sofá. O móvel tende de ter as características certas, principalmente quanto à densidade de sua espuma e o apoio para a coluna. Assim, oferecerá sempre beleza e conforto.

Agora, se já é difícil escolher um modelo certo de sofá para a sala, imagine saber como destacá-lo em meio à decoração. Com tantos atrativos visuais que possa haver neste ambiente – como uma lareira, lustres e mais -, além dos equipamentos de mídia, sua imagem pode se perder no espaço. Porém, em certos casos, um design diferenciado pode fazê-lo ser o protagonista de toda a proposta. Veja!

Os diferentes designs de sofá

Percorrendo as lojas é possível ver vários modelos diferentes de sofás à venda. Alguns possuem um design mais simples e outros um design mais bem elaborado. Optar por um ou outro modelo vai depender de uma série de fatores.

O primeiro deles é quanto às preferências da pessoa, suas necessidades e orçamento. Já o segundo, mas não menos importante, é quanto à proposta decorativa.

Na hora da compra, a pessoa não pode agir por impulso. Por certo, alguns modelos impressionam logo de cara. Porém, eles podem se apresentar desconfortáveis, não tão resistentes e prejudiciais a limpeza e organização da casa; e, como consequentemente, à saúde humana.

Então, é preciso pesquisar muito, ficar atendo ao que dizem os fabricantes e o que recomendam os projetistas de interiores.

Sofás com o encosto repleto de almofadas pode parecer confortável, mas, na verdade, não acomodam bem as costas. Assim como um móvel de aparência sofisticada pode ser muito duro e provocar dores na coluna.

E um sofá com chaise, acomodar bem as pernas, mas atrapalhar a circulação de pessoas na sala. Ou seja, nem tudo que é bonito à primeira vista servirá para o propósito que se deseja.

Se você está buscando, neste instante, um sofá novo para a sua sala, preste a atenção! Vá ao máximo de número de lojas que puder. Teste os modelos no local. Meça também as medidas das peças  – para ver se alguma delas caberá na área livre disponível em casa.

E, na dúvida, busque auxílio de um profissional qualificado em decoração, como um designer ou arquiteto.

Colocando o sofá em primeiro plano na decoração

Como dito antes, é difícil destacar o sofá no conjunto decorativo com tantos outros elementos atrativos ao olhar que há nesse cômodo.

Mas tem algumas regras que os projetistas usam e que podem ser aplicadas por você em sua casa. Não se preocupe! Não será preciso desistir do modelo que escolheu na loja, mas aprender a valorizá-lo.

#1 Posicione corretamente o sofá na sala

Para que o sofá tenha o destaque merecido na sala, procure a posição correta para ele em planta baixa. Comece definindo a posição do painel para TV – que jamais deve ficar de frente para a janela, pois os raios solares prejudicam sua visão. Depois, posicione o estofado de frente, na parede oposta – nunca perto ou distante demais da tela.

Essa parede por detrás do sofá deve ser pintada ou apresentar um mural numa cor que destaque o móvel – mas não se sobressaindo a ele.

Talvez ter um sistema de luz complementar, com arandelas, que chame ainda mais a atenção do observador. Ou ainda, se o sofá ficar muito distante dela – formando um corredor livre por trás –, é melhor proteger o móvel e destacar sua face dorsal com um aparador.

#2 Faça contrastes com outros elementos

Por diversas razões, muitas pessoas preferem comprar sofás com linhas, cores e texturas neutras. Se todos os elementos decorativos ao redor desse móvel  também forem assim, é provável que nem eles e nem o próprio conjunto estofado venha a se destacar no cenário. E para isso, é claro, há uma regra.

O que os designers e arquitetos de interiores costumam fazer, nesse caso, é escolher tapetes e cortinas neutras, em tom oposto ao piso. Por exemplo, chão claro, artigos têxteis mais escuros. E, seguindo a mesma linha de raciocínio, optam por um sofá em tom mais forte, gerando o contraste certo para que haja o destaque da peça dentre os demais elementos da decoração da sala.

#3 Escolha um sofá com cor

O sofá pode ser o protagonista de um ambiente. Se todos os móveis e revestimentos – além dos artigos complementares e ornamentos -, forem neutros, o sofá colorido pode se destacar mais. Tons como vermelho cereja, bordô, verde militar e turqueza estão em alta. Só que peças assim podem ser difíceis de serem encontradas. Fora que são mais caras e exigem manutenção cuidadosa.

#4 Acrescente cor ao sofá

Outra ideia, bem mais simples e econômica, é acrescentar cor ao sofá. Como? É muito simples! Basta colocar sobre ele diversas almofadas e mantas em tons vibrantes e estampas chamativas.

A maior vantagem dessa prática é que você poderá trocar as peças com frequência, sempre que quiser, renovando rapidamente a cara da sala.

Mas lembre-se novamente de fazer o exercício de contraste! Do contrário, o efeito se perderá!

Agora que você viu todas essas sugestões de decoração, não perca mais tempo e trate de escolher o sofá ideal para sua sala!

Estas dicas para escolher sofá para sua sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:55