Menu

Catas Altas se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro 2019

08/09/2019 às 06:00
Tempo de leitura
2 min

A mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) foi divulgada nos últimos dias e volta a ter Catas Altas entre os municípios selecionados dentro do Circuito Turístico do Ouro. A inclusão atende a requisitos pré-estabelecidos em legislação federal.

O Mapa é atualizado a cada dois anos e é um instrumento que destaca cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. O documento norteia a definição de políticas públicas para o setor e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013, 2016, 2017 e a mais recente 2019.

Catas Altas esteve presente desde a primeira edição do Mapa, em 2004, permanecendo em todas atualizações, ficado fora apenas em 2016.

“Esse resultado mostra, mais uma vez, que estamos trabalhando para dar ao turismo a importância que ele tem para o desenvolvimento econômico da cidade. Temos muito por fazer ainda, mas sabemos que estamos no caminho certo”, destaca o secretário de Turismo e Cultura, Rodolpho Sanches.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.

Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros. É o que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Na versão 2019-2020, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Também é preciso ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Atualmente, 33 companhias de Catas Altas, entre meios de hospedagem (13), transportadora turística (07), alimentação (11) e agência de turismo (02), já fazem parte do cadastro do Ministério do Turismo.

Além disso, o Comtur do município também está ativo e regularizado, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local.

COMENTÁRIOS