Menu

Festival Sarará 2019: conheça mais sobre os artistas que se apresentarão

27/08/2019 às 12:30
Tempo de leitura
6 min

Neste próximo sábado (31), acontece em Belo Horizonte o festival Sarará, evento musical que desde 2014 vem agitando a capital mineira com muita diversidade e representatividade. O festival já trouxe a BH artistas de peso como Criolo, Ney Matogrosso, Tom Zé, Lenine, Gloria Groove, Emicida, Gabriel O Pensador, MC Carol, entre outros. Além de shows, o festival também tem uma pegada social e promove debates, bate papos e muita arte.
Nesta edição, o evento terá uma line-up composta por Gilberto Gil, Duda Beat, Baco Exu do Blues, Silva, BaianaSystem, Djonga, Lagum e Letrux, com participação especial de Marina Lima, Mano Brown, Iza e Pablo Vittar. Conheça um pouco mais sobre cada artista do Festival Sarará 2019:

Djonga

Djonga é rapper, escritor e compositor mineiro, considerado um dos nomes mais influentes do trap/rap atual. O artista chama a atenção por suas rimas afiadas e por suas fortes críticas sociais nas letras. Em março, o artista lançou “Ladrão” álbum que fala sobre racismo e origens, entre outros temas de forte impacto social, possuindo uma carga muito pessoal da vida do artista.
Para dividir palco, Djonga chamará ao palco Mano Brown, também rapper e compositor brasileiro. Ele é integrante dos Racionais MC’s, grupo de rap formado na capital paulista em 1988 e integrado por Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. As músicas de Brown costumam denunciar o racismo e o preconceito que permeiam a vida de jovens negros e pobres das periferias brasileiras.

Festival Sarará 2019: Conheça mais sobre os artistas que se apresentarão

Crédito da foto: Rômulo Soares/Mais Minas

Letrux

Letícia Novaes, conhecida como Letrux é atriz, escritora, cantora, compositora e instrumentista. Juntamente com o instrumentista Lucas Vasconcellos, formava a banda Letuce. Em 2017, a cantora lançou seu primeiro disco solo “Letrux em Noite de Climão”, que conquistou uma legião de fãs. A cantora carioca mescla influências da música dramática e canta sobre desilusões e deleites do amor. A artista já rodou pelas principais capitais e festivais do país.
Letrux convidará ao palco do Sarará a cantora Marina Lima, cantora e compositora carioca. Marina foi a primeira artista mulher a assinar um contrato com a gravadora Warner, em 1979, e desde então vem construindo uma imensa discografia. A artista que toca MPB, pop e rock lançou recentemente o trabalho “Novas Famílias”, um disco de músicas inéditas, com diversas parcerias.

Baco Exu do Blues

O cantor e compositor Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, é considerado um dos maiores rappers da música contemporânea. Suas letras são carregadas de críticas sociais e os versos possuem uma mistura de ritmos e sons. O último álbum do cantor, Bluesman é extremamente cativante e traz uma poética racial forte.

BaianaSystem

O grupo musical BaianaSystem possui visibilidade internacional e leva aos palcos o rock e reggae brasileiro. Através de uma pegada concebida pela guitarra baiana, a banda busca experimentar e gravar músicas criativas, trazendo novas concepções sonoras. Deste modo o BaianaSystem não tem um formato definido, podendo assumir variadas composições musicais. Juntamente com outros artistas famosos, o BaianaSystem agita o carnaval de Salvador a alguns anos.

Duda Beat

Apelidada de “rainha da sofrência pop”, Duda Beat traz uma sonoridade distinta e chamativa. A cantora incorpora o Manguebeat, importante movimento musical e contracultura surgido em Recife, cidade natal da cantora. Em 2018, a cantora teve seu álbum de estreia, “Sinto Muito”, incluído na lista dos dez melhores discos nacionais do ano da revista Rolling Stone. O show de Duda Beat é ideal para dançar, chorar e extravasar suas emoções com as letras cativantes. 
Duda Beat chamará ao palco do Festival ninguém menos que Pablo Vittar, cantora nordestina que ganhou o amor do público com o hit “Vai Passar Mal”, lançado em 2017. Ela é reconhecida como um ícone LGBTQ+ e possui inúmeras músicas famosas, como K.O, Seu Crime, Corpo Sensual, Buzina, Problema Seu, entre outras. A artista também já conquistou vários prêmios, incluindo o Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Festival Sarará 2019: Conheça mais sobre os artistas que se apresentarão

Duda Beat tem na música “Bixinho” seu maior sucesso – Crédito da foto: Reprodução

Silva

Silva é cantor de música indie e alternativa e lota casas de shows por todo o Brasil e, também, Portugal. O quarto álbum do capixaba é composto por covers de canções da cantora Marisa Monte, que participa de uma faixa inédita do disco. “Brasileiro” é o quinto e mais recente álbum do cantor e reúne 13 faixas inéditas.

Lagum

A banda Lagum é nova, entretanto, cresce cada dia mais e já possui quase dez milhões de visualizações no seu canal do YouTube. Composta por Pedro Calais, Tio Wilson, Glauco Borges, Otávio Cardoso e Francisco Jardim, a banda já conta com hits como ‘Deixa’, ‘Não Vou Mentir’ e ‘Bem Melhor’.
O grupo convidará ao palco do Sarará a cantora Iza, um dos maiores talentos do pop atualmente. Além de cantora, Iza é compositora, apresentadora e publicitária. A artista é dona dos hits “Dona de Mim”, “Pesadão”, “Ginga”, “Brisa”, entre outros singles consagrados pelo público. Com suas músicas envolventes, Iza já desbancou diversos artistas na lista de “Mais Tocadas” do Spotify Brasil.

Festival Sarará 2019: Conheça mais sobre os artistas que se apresentarão

A cantora Iza se apresentará no Sarará 2019 – Crédito da foto: Divulgação/Sesc

Gilberto Gil

Integrando a lista de peso do Festival, o cantor Gilberto Gil se apresentará no “Palco Tropical Transforma”. O cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e político é conhecido por sua inovação cultural na música e por ser integrante do movimento Tropicália. Gilberto Gil possui mais de 50 álbuns lançados, com influências ecléticas incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae.
O Festival Sarará será realizado no próximo sábado, dia 31 de agosto, iniciando às 12h, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte. Os ingressos estão a venda no Sympla e variam de $50 a $240. Você pode conferir a programação completa aqui.