Menu

Celso Adolfo faz show na Casa de Juscelino, em Diamantina

08/11/2019 às 23:20
Tempo de leitura
3 min

A programação artística da Casa de Juscelino, no Centro Histórico de Diamantina, está a todo vapor. O memorial será palco, no sábado, 9 de novembro, às 19 horas, para o show do músico Celso Adolfo. O compositor e violonista apresentará seu nono disco “Remanso de Rio Largo”, que traz 16 canções inspiradas na obra Sagarana, do escritor Guimarães Rosa. Gravado em 2018, o álbum pode ser considerado uma trilha sonora para o livro.

Nascido em São Domingos do Prata, região metropolitana de Belo Horizonte, Celso, que começou sua carreira em 1983 com o LP Coração brasileiro, produzido por Milton Nascimento, apoiou-se no cenário do interior de Minas Gerais para a construção de suas obras, que tem no violão um grande destaque, instrumento muito apreciado por JK e que também faz parte de sua história.

“Remanso de Rio Largo” contém ritmos heterogêneos que ajudam a retratar ainda mais o Estado, entre os quais estão: coco, calango, batuque, samba, cateretê e baladas livres. “As músicas do álbum foram inspiradas nas nove novelas de Sagarana, preservando todas as características mineiras presentes no livro”, destaca o músico.

No ano passado, Celso esteve em Cordisburgo (MG), terra natal de Rosa, nas comemorações do cinquentenário de morte do escritor. “Lá toquei as canções do Remanso de Rio Largo. Agora, apresentarei as mesmas músicas na Casa de Juscelino. Esses momentos e locais são especiais para a história de Minas e tocar em nome desses grandes homens é uma honra”, compartilha.

Programação cultural

Com o intuito de manter a memória e o legado histórico e cultural de Juscelino, o memorial receberá shows, oficinas e palestras ano até março de 2020. A iniciativa é resultado de um projeto, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig. A programação é conduzida pela Nó de Rosa Produções. A verba arrecada com a visitação ao memorial e com a presença nas atividades artísticas será destinada para a manutenção da Casa, que há 35 anos é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ainda é possível contribuir para a preservação do memorial, por meio de uma vaquinha online, disponível no site do memorial, na aba “apoio”. A plataforma permite que as pessoas doem a partir de R$25, até dia 31 de dezembro. Mais informações no casadejuscelino.com.br.

COMENTÁRIOS