Céu de Belo Horizonte amanhece cinza devido à incêndios em Rondônia

Por

O céu de Belo Horizonte amanheceu enfumaçada nessa terça-feira (20), causando estranhamento de vários moradores da cidade. Trata-se de uma fumaça causada por uma série de incêndios em Rondônia, no Norte do País. O fogo que queima há 16 dias nas florestas do estado já afetou São Paulo, na tarde de ontem, e chegou em Minas Gerais.

Moradores de Belo Horizonte estranharam o céu com o aumento de nuvens e o cinza da fumaça:

O maior problema para os mineiros é referente à sua saúde. Com o ar muito seco, a poluição pode afetar o sistema respiratório das pessoas que moram em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar às 11h não era das piores: 48%. Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que o ideal é acima de 60%, o índice passa a ser preocupante quando está abaixo de 30%.

As indicações médicas para esse tipo de situação são de evitar locais muitas pessoas tossindo e espirrando. Além de cuidados básicos, como lavar as mãos com mais frequência e utilizar álcool gel ao fim da lavagem.  Já para prevenir o sistema respiratório, é sugerido o uso de umidificador de ar e ingerir soro fisiológico.

Dicas da Defesa Civil de BH:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
    Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Deixe seu comentário

Tags :

Postado em 20 de agosto de 2019