Menu

Programa Escola do Rio Doce oferece 95 vagas para curso de especialização na UFOP com Bolsa-Auxílio de mil reais

05/10/2023 às 18:22
Tempo de leitura
3 min
Mariana - 
Imagem: NITRO Historias Visuais
Mariana - Imagem: NITRO Historias Visuais

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização do Programa Escola do Rio Doce, voltado para profissionais da educação das redes públicas de ensino. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) disponibilizará 95 bolsas de estudo para este programa. As vagas são destinadas a residentes de 36 municípios localizados em Minas Gerais (confira a lista abaixo). Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Renova, a UFOP e a UFMG. Os interessados têm até o dia 9 de outubro para realizar suas inscrições.

O objetivo do Programa Escola do Rio Doce é capacitar os docentes em diversos níveis de formação, com ações práticas que resultem em produtos educacionais. Dessa forma, busca-se gerar impactos reais tanto para a escola quanto para o município em que atuam. Igor Moreira, analista do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce da Fundação Renova, destaca que essa ação contribui diretamente para o processo de recuperação da bacia do rio Doce. “A partir dessa capacitação, os educadores poderão implementar atividades nas escolas e multiplicar conhecimentos e práticas pedagógicas a respeito da temática socioambiental, bem como a sua relação com os territórios e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão”, explica.

Aqueles que participaram do curso de Aperfeiçoamento do projeto Formação de Educadores da Rede Pública, parte integrante do programa e realizado entre 2022 e 2023, terão prioridade no processo seletivo. A carga horária da especialização é de 390 horas/aula, com duração de 24 meses. As aulas serão ministradas nas modalidades online e presencial, organizadas em três módulos. Além disso, os selecionados receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 1.000. Adicionalmente, todas as escolas públicas dos municípios participantes poderão receber R$ 5.000 de fomento para elaboração de projetos pedagógicos experimentais.

O acompanhamento da implementação desses programas nas escolas será realizado pelos docentes cursistas da especialização. Para participar do processo seletivo, que tem como tema “Educação e Mineração no Projeto Pedagógico da Escola: do Rompimento à Revitalização na Bacia do Rio Doce (MG)”, os interessados devem preencher um formulário eletrônico e observar os critérios definidos no edital.

Municípios participantes:

  1. Acaiaca
  2. Aimorés
  3. Alpercata
  4. Antônio Dias
  5. Belo Oriente
  6. Belo Vale
  7. Bom Jesus do Galho
  8. Bom Jesus do Itabapoana
  9. Braúnas
  10. Carmésia
  11. Coluna
  12. Conselheiro Pena
  13. Coroaci
  14. Dionísio
  15. Divinolândia de Minas
  16. Fernandes Tourinho
  17. Goiabeira
  18. Gonzaga
  19. Ipatinga
  20. Itambacuri
  21. Itueta
  22. Jaguaraçu
  23. Jampruca
  24. Joanésia
  25. Marliéria
  26. Mesquita
  27. Naque
  28. Periquito
  29. Pingo D’Água
  30. Raul Soares
  31. Resplendor
  32. Santa Bárbara do Tugúrio
  33. Santa Maria do Suaçuí
  34. Santana do Paraíso
  35. São João do Oriente
  36. São José do Goiabal

Serviço